Vacina contra H1N1 - Postado por Jairo Len


Muita gente ficou por fora da discussão inicial sobre as vacinas contra influenza e só começou a se informar há pouco tempo - por este motivo (e para algumas atualizações) eu vou escrever mais um pouco sobre o assunto.

Existem três tipos de vacinas:
- Monovalente (exclusiva do governo) - esta vacina é só contra a gripe suína, o H1N1. É a vacina disponível nos postos de saúde, que todos (de acordo com a faixa etária ou um pedido médico) podem tomar. AINDA ESTÁ DISPONÍVEL.
- Bivalente (exclusiva do governo) - contra as duas gripes sazonais, H2N3 e B. Só é aplicada nos adultos acima de 60 anos de idade (chamados de idosos).
- Trivalente (rede particular) - esta é a vacina ideal, contra os três tipos de influenza - H1N1, H2N3 e B. Ficou disponível por cerca de um mês e agora está em falta. Nenhuma clínica de vacinação tem esta vacina no momento. A promessa é que chegue antes do fim do mês - a CEDIPI informou para uma mãe de paciente que a vacina chega, especificamente, dia 24 de maio. Não posso dizer se a informação procede. Eu realmente não sei quando estará disponível novamente.

Tenho falado para os pais que, apesar da trivalente ser a vacina ideal, a grande preocupação no ano passado foi a H1N1 - e, para a gripe suína, a vacina monovalente basta.
Após estes meses de vacinação, posso afirmar que a monovalente (temos nos postos vacinas monovalentes da GSK, Novartis e Butantan) é uma vacina segura, "que não matou ninguém" e que as reações foram aquelas normais e comuns de quaisquer outras vacinas.
Recomendo sua aplicação. "Se não tem tu, vai tu mesmo".
Quem já recebeu uma dose de monovalente H1N1 e quer receber a trivalente, pode (quando a trivalente chegar novamente...).
Embora tenha certeza que a vacina trivalente (da Solvay ou da Sanofi Pasteur) vai voltar a ser aplicada nas clínicas particulares, não sei se a terei na Clínica Len de Pediatria. O problema é comercial - está difícil adquirir a vacina porque as distribuidoras não receberam a vacina neste ano. Os laboratórios Solvay e Sanofi Pasteur só tem feito vendas diretas a grandes clínicas de vacinação, como a CEDIPI, o Delboni, Einstein, Fleury...
Assim que eu souber da chegada da trivalente ou qualquer novidade, eu posto aqui no blog.

Comentários

  1. E hoje (22/5) está no jornal que a partir de segunda-feira poderemos vacinar crianças de 2 à 5 anos nos Postos de Saúde (H1N1 - Monovalente)... já é uma garantia pra esta faixa etária.

    ResponderExcluir
  2. CEDIPI teve a vacina trivalente disponivel na sexta e no sabado (21 e 22) - 5.000 doses, mas parece que a fila era IMEEEENSA. Nao consegui ir la. Abs, Anette

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado