Campanha de vacinação contra poliomielite - Postado por Jairo Len


No próximo sábado, dia 12 de junho, o governo realiza a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra poliomielite (com a vacina Sabin, oral).
As crianças que receberam a vacina contra poliomielite injetável (a IPV - inactivated polio vaccine) não precisam receber os reforços anuais com a vacina Sabin.
Todas as clínicas particulares de vacinação em São Paulo só aplicam IPV nas crianças - sempre aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e 16 meses, com reforço entre 4 e 6 anos.
Estas 5 doses são extremamente eficazes para a proteção individual e os reforços com a poliomielite oral (Sabin) são desnecessários.

As crianças imunizadas na Clínica Len de Pediatria são imunizadas 100% das vezes com a IPV desde o ano 2000, quando este esquema foi adotado nos Estados Unidos e Europa.

A poliomielite está erradicada das Américas (36 países) desde o ano de 2004. Ainda restam quatro países com a doença ativa no mundo, o que faz com que a vacinação ainda seja necessária. Não vou entrar (de novo) no mérito da questão vergonhosa do Brasil ainda ter que fazer a vacinação oral nas suas crianças... Se você quiser saber mais sobre o tema, em 2009 postei sobre este assunto:http://clinicalen.blogspot.com/2009/09/vacina-contra-poliomielite-preciso.html.
Apesar de desnecessária para os vacinados com a IPV, a vacina Sabin pode ser recebida por qualquer criança, sem nenhuma contra-indicação, a partir dos 4 meses de vida.

Comentários

  1. Olá blogueiro,
    A Poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, mas o risco de contaminação ainda existe. Por isso é importante que todas as crianças com menos de 5 anos sejam vacinadas.
    No sábado, dia 12 de junho, começa a primeira fase da campanha de vacinação contra a Poliommielite.
    Conscientize as pessoas divulgando o nosso material de campanha disponível para download. Em caso de interesse escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Achei este artigo interessante!
    É importante que os brasileiros estejem a par de certas informações úteis para a sociedade.
    A sociedade depende de todos e basta que alguém fique infeccionado para prejudicar a vida de outras pessoas...

    Belinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado