Cuidados com o frio - Postado por Jairo Len

A postagem pode parecer repetitiva , mas as queixas dos pais se repetem e nunca é demais relembrar: o frio seco de São Paulo é a época do ano com mais problemas respiratórios e de pele, e os cuidados não devem ser deixados de lado (para as crianças que apresentam sintomas - para os que não sofrem com a estação do ano não devemos exagerar...).
Ontem, a umidade relativa do ar aqui em São Paulo chegou a 23% (e no fim do dia estava 70%). Estas variações, somadas à umidade queniana, são um prato cheio para as laringites ("tosses de cachorro") e às crises de asma e bronquite. O uso de UMIDIFICADOR de ar é obrigatório nos quartos das crianças e adultos com propensão às doenças respiratórias. Sempre que a umidade relativa do ar estiver abaixo dos 40% é fundamental o uso dos umidificadores. Sem querer complicar - pelo contrário - sugiro que os quartos tenham um relógio (made in China) que mostre a umidade do ar, dentro do ambiente. É simples e fácil decidir o uso de umidificadores desta maneira.
A qualidade do ar é a medida mais importante para a prevenção da asma, bronquite e laringite.

A pele também sofre. Banhos mais quentes e mais demorados somados ao ar seco tem deixado a pele das crianças (e principalmente dos bebês) muito seca. Acho que mais importante é a hidratação da pele, uma ou duas vezes ao dia. Bons hidratantes são fundamentais. Realmente não adianta usar hidratantes de má qualidade. Sugiro aqueles hipoalergênicos e de boa qualidade: Fisiogel, Cetaphil, Epidrat, Cetrilan, Mustela, entre outros.
Sem preconceito, mas de uma forma geral os hidratantes das marcas mais conhecidas e baratas (R$ 6 por frasco) não são eficazes para as crianças que realmente precisam.

Observação...amanhã é o dia D para o uso obrigatório das cadeirinhas de transporte para as crianças. Evite as multas e proteja seus filhos.

Comentários

  1. Jairo,
    infelizmente a lei das cadeirinhas foi adiada....pela falta de mercadoria.....mas aqui a lei sempre existiu e mostro isso para os outros...
    quanto ao relógio "made in China", aliás vc adora as coisas de lá não..???relógio,termômetro,....enfim....eu não sabia que tinha com a umidade do ar!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu tenho 2 com temperatura...e TODO dia fico olhando , adoro ver de manhã e á noite...mas com umidade!?!?!?!amanhã mesmo vou na loja do coreano de cotia ver se tem!!!!
    Beijos,
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Acho esta postagem muito importante!
    Engloba dois temas: os cuidados com o frio, principalmente na zona de São Paulo, e da segurança rodoviária.
    Continue a postar mais informações como estas!

    Belinha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jairo,
    Aqui em casa compramos o termômetro/higrômetro e realmente ficou mais simples decidir se está na hora de ligar o umidificador. Mas começou a gerar outra dúvida: qual é a temperatura ideal para o sono das crianças com a idade da Vi (1 ano e 9 meses)? Li pela Internet que o ideal é entre 21 e 23 graus, com a criança vestindo um pijaminha leve de mangas compridas, mas achei que o quarto fica meio frio. O que você recomenda? E aproveitando: dá pra usar o umidificador junto com o aquecedor de ambientes a óleo?
    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado