Gripe Suína - atualizando - Postado por Jairo Len

Alguns comentários sobre a gripe suína.
A vacina trivalente (H1N1 suína + H2N3 + B) já está disponível nas clínicas particulares. Como se imaginava, assim que o governo encerrou sua campanha de vacinação, os lotes de vacina trivalente milagrosamente começaram a ser liberados. A Clínica Len de Pediatria já tem as doses para as crianças até 3 anos (0,25 ml) e acima desta idade também (dose de 0,5 ml). As vacinas são trivalentes fabricadas pelo laboratório Sanofi Pasteur, na França.
De uma forma geral, todas as clínicas particulares já tem a vacina disponível (como a CEDIPI, por exemplo).
Na Clínica Len de Pediatria existe priorização para a vacinação de crianças e só fazemos vacinas nas crianças acompanhadas por lá - não fazemos vacinação aberta.

Tenho recomendado que quem já recebeu a imunização contra H1N1 monovalente(a do governo) não precisa receber a trivalente (exceto as crianças que precisam de um reforço, estas podem fazê-lo com a trivalente).

Não obstante a chegada do frio, tenho certeza que a epidemia neste ano será bem menor que em 2009. Além de ser a segunda onda (a primeira onda de epidemia é sempre mais forte), grande parte da população foi vacinada contra o H1N1, o que diminui demais a circulação do vírus. No ano passado, nesta época, já estávamos de cabelo em pé com os casos de H1N1.
Apesar de algumas suspeitas, ainda não vi nenhum exame positivo para H1N1 suíno em 2010.
Em duas semanas temos as férias escolares... Vamos ver em agosto como as coisas ficarão., mas tenho certeza que será um ano mais calmo.

Comentários

  1. Jairo,
    no começo da semana o Delboni ligou dizendo que os meninos poderiam já tomar a 2ªdose da vacina.Fiquei na dúvida e a telefonista não sabia explicar nada,só disse que tinham 2 doses reservadas para os meninos por serem menores de 8 anos.
    Como vc havia comentado , como eles já tomaram no anos anteriores a vacina da gripe sazonal , não precisariam da 2ª dose nesse caso.
    É isso mesmo ou eu estou enganada ?
    No Delboni lembro de ter comentado ,levado a carteirinha e a pessoas que nos deu a vacina não comentou nada sobre 2ª dose, e sei de mães que foram lá , e que nunca haviam tomado a vacina antes foram informadas na hora sobre o reforço.

    Me avise por email: biacminervino@terra.com.br
    Bia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado