A difícil escolha da escola - Postado por Jairo Len

Não quero simplificar o assunto, que é passível de congressos internacionais e encontros de pais, mas muitas vezes fico impressionado com a obsessão dos pais na busca da "melhor" escola para os seus filhos. Como este é um assunto das consultas pediátricas, acabo me envolvendo no assunto - ainda que a minha experiência seja exclusivamente prática, através destas conversas com os pais é que eu vou conhecendo melhor as escolas de São Paulo. Resolvi escrever este assunto após ler mais um excelente artigo da psicóloga Rosely Sayão. Ela questiona a necessidade da exagerada importância que os pais costumam dar ao rendimento dos seus filhos e da escola.
Não que devemos procurar uma escola qualquer, mas sempre digo que a escola deve ser um pouco "a cara dos pais e de seus filhos". E isso vai direcionar se será tradicional, construtivista, montessoriana, bilíngue, religiosa, internacional... O ideal que que seja (salvo necessidade especial) o mais perto de casa possível. Nos Estados Unidos existe até o costume de se mudar de casa para perto da escola. Vivemos eu outra realidade.
Mas o troca-troca de escolas, a busca (aos 3 anos de idade) por escolas com altos índices de aprovação no vestibular e a cisma com algumas escolas ainda me surpreende.
A meu ver, o que vai diferenciar os alunos das boas escolas de São Paulo é muito mais uma característica individual de cada criança e cada família (que podemos e devemos ajudar a moldar, em casa) do que as pequenas diferenças entre cada estabelecimento de ensino.
Como o assunto não é pedagogia, mas sim comportamento dos pais, convido você a ler o texto da psicóloga Rosely Sayão, na edição digital da Folha de São Paulo (só para assinantes Folha ou UOL).
Caso não seja assinante, posso enviar por e-mail este artigo.
Harvard School - por esta eu acho que vale uma cisma...

Comentários

  1. Jairo, incrível como pensamos da mesma maneira em muitos assuntos.
    Sempre falo que acho loucura crianças ficarem horas no trânsito para ir na escola que os pais estudaram, que é top 10 ou que é tradicional....
    DOu aulas particular na Granja Vianna, e tenho alunos do Porto, Dante,......ficam horas no trânsito "relaxante" de SP...será que os pais não percebem que isso vai afetar a aprendizagem?
    Aqui na região temos todos os tipos de escola ,internacional,bilingue,tradicionais,Objetivo,do bairro....todas particulares e no final , todos entram no mesmo tipo de faculdade....vai se sobressair aqueles que tiverem apoio da família ou esforço próprio.
    COncordo que temos que pesquisar e conhecer a escola,ex alunos, pais de alunos,método....mas numa cidade como SP...tem que ser perto.
    Beijo,
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Excelentes comentário e matéria! Vem de encontro à uma palestra que assisti ontem com o psicanalista Rinaldo Voltolini em que ele dizia que hoje o que está valendo é muito mais o sucesso do que a felicidade dos filhos... a prova disto são as listas de reserva por vagas em 2015 (!!) em escolas em primeiros lugares no Enem. Ao mesmo tempo em que há esta preocupação excessiva com o sucesso, há um descaso em relação aos limites, tercerização nos papéis de pais (para a escola, a babá, etc.)... Ainda bem que temos profissionais (vc Jairo é um deles) que abrem nossos olhos :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado