Transplante de medula óssea - Postado por Jairo Len

 Nas consultas pré-natais, aquelas em que os pais vem conversar comigo antes do bebê nascer, um assunto sempre abordado é a doação/armazenamento do sangue de cordão umbilical. Minha postura é fazer a doação deste sangue, e não o armazenamento "próprio". Infelizmente só o Hospital Albert Einstein, das maternidades particulares, oferece o serviço de coleta e doação. Se nascer no São Luiz ou na Pró Matre, não há esta opção.
Sempre me perguntam qual seria a possível utilização deste sangue doado - explico que pode ser usado para salvar a vida de milhares de pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea. Algumas doenças, como leucemias e linfomas, só tem tratamento através deste tipo de transplante.
A medula óssea é um tecido esponjoso que fica dentro dos nossos ossos e produz todas as células do sangue (plaquetas, eritrócitos, leucócitos).
Alguém que precisa de um transplante de medula óssea pode encontrar uma medula compatível em irmãos, com chances de 25% de ter um irmão compatível. Caso não tenha esta sorte, vai ter que procurar nos bancos públicos e particulares de medula. Existe um cadastro de doadores chamado REDOME - registro nacional de doadores de medula óssea - que certamente você pode fazer parte - aonde uma simples amostra de sangue do doador fica catalogada. Se alguém precisar de uma medula e esse doador compatível estiver no REDOME, ele será chamado. Não existem banco de medula "prontos" (só os de sangue de cordão). Os demais são colhidos na hora da necessidade. A coleta é feita através de internação hospitalar e anestesia: o material é puncionado da medula óssea de grandes ossos ou através de máquinas que filtram o sangue e coletam só as células precursoras (aférese) - modalidade que dispensa a internação.
Quem já fez essa doação garante que os efeitos (de dor) são mínimos e a satisfação de salvar uma família (imagine que não é só o doente que morre...) é a melhor possível. Infelizmente nem sempre se acha este doador cadastrado - mudou, viajou, sumiu, desistiu... A chance de se encontrar uma medula compatível, no Brasil, é cerca de 1 para 100.000. Temos 1,4 milhões de doadores cadastrados. Como o Brasil tem uma miscigenação gigantesca, as chances são menores. Enquanto a espera por aqui é de mais de sete meses, no Japão é de cerca de um mês. O Brasil também compra bolsas de sangue de cordão umbilical pelo mundo, tendo gastos nas casa dos milhões de dólares por ano. Algumas maternidades públicas já estão aderindo à doação do sangue de cordão, a rede BrasilCord. Se quiser saber mais sobre o assunto, dê uma lida na página do Einstein sobre o assunto.

A idéia deste post é clarear um pouco o assunto transplante de medula óssea. Para uma dose extra de altruísmo:
-Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo-SP
Segunda à Sexta das 7:00h as 18:00h e aos sábados 7:00h as 15:00h. Não é necessário agendar!
Informações no telefone: (11) 2176-7000 ramal :7249

Comentários

  1. Olá Dr. Jairo,

    Tenho interesse em ser doadora de medula óssea mas não sei onde devo ir para doar. Você sabe algum site ou tem alguma informação? Posso ir em qualquer hospital?

    Obrigada,
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe: tive meu filho no Einstein em 2005 e queria doar o sangue do cordão umbilical. Cheguei 9:30 hs da manhã ao hospital, já com contrações (Miguel nasceu só às 13:20 hs). Até lá fiquei a maior parte do tempo em uma sala com minha médica, na maior calma e à cada enfermeira que entrava eu perguntava da doação. Elas diziam que era com outra pessoa que viria em seguida e nada. Quando já estava na sala de parto, anestesiada entra uma moça com um fichário a ser preenchido por mim para o procedimento... não tinha mais condição e acabei não fazendo a doação. Portanto, se isto não mudou, mesmo no Einstein, quando chegarem sejam enfáticas quanto à doação pra agilizar o processo...

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é marilce,sou cadastrada no banco de medula óssea! meu maior sonho é encontrar uma pessoa compatível, sei q as chances são muito poucas,mas tenho muita fé em Deus e sei q vou conssegui. obrigado !!! meu e-mail é legionaria2012@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado