Vitamina D - Postado por Jairo Len

O uso e desuso dos suplementos vitamínicos é assunto de eterna discussão, científica ou não.
Como sabem, sempre recomendei o uso de polivitamínicos pelas crianças. Nas doses recomendadas pelas entidades pediátricas confiáveis (AAP - Academia Americana de Pediatria e ESPGHAN - Sociedade Européia de Gastroenterologia Pediátrica, Nutrição e Hepatologia).
Vira e mexe algum cientista diz que o ideal são doses mais altas: no caso da vitamina D, sabemos que a dose recomendada diária é de 400 a 600 U. Seguro e eficaz na prevenção do raquitismo, osteopenia e osteoporose, além de prevenção de doenças vasculares e cardíacas. Um estudo mostrou que doses acima de 2.000 U ao dia tem relação com aumento de algumas doenças, como cálculos renais - sem trazer qualquer benefício adicional a quem usa.
Coitadas daquelas crianças que ainda (!!!) recebem as ampolas de Aderogyl por via oral - cada ampola tem 66.000 U de vitamina D - 110 vezes mais do que a dose máxima diária recomendada.

Modismos a parte, tenho feito rotineiramente a dosagem de vitamina-D nas crianças e adolescentes, na hora do check up. Todos os que estão sem suplementos vitamínicos apresentam níveis baixos da vitamina. E alterações nos exames que mostram o metabolismo do cálcio.

Como a vitamina D está presente em quantidades muito baixas e em poucos alimentos - sua fonte natural é a exposição solar sem bloqueador - a única forma de reposição são os suplementos. Preferencialmente aqueles que existem nas farmácias, produzidos pelos grandes e confiáveis laboratórios, nas doses certas. Lembre-se que fomos "programados" para viver 30 a 40 anos, e vivemos quase uma centena de anos. É preciso se preparar para o futuro.
Quem comer isso todo dia, explode.

Comentários

  1. Olá,
    eu moro em Estocolmo, e como é sabido, no inverno, aqui não tem luz do dia, quando tem, é por 2 horas e bem nublado.
    Quanto de vitamina D preciso dar para meu bebe de 12 meses?
    Estou indo para o Brasil dia 16 e vou marcar uma consulta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado