sábado, 29 de janeiro de 2011

Câncer de Mama X Câncer na Mama - Postado por Jairo Len

Após uma semana de férias, mas ainda viajando, volto a postar e aproveito o tema para falar sobre dois assuntos em um.
Um caso de telarca fisiológica (aparecimento de broto mamário em menores de sete anos de idade), que é relativamente comum e requer investigação, fez a mãe me perguntar: "será que pode ser câncer de mama, como diagnosticado na menina inglesa?".
Então vamos lá: Aleisha Hunter tem dois anos de idade e diagnóstico de "câncer de mama". O câncer de mama é uma doença que requer hormônios femininos. Portanto, só aparece após a menarca (raríssimo), sendo mais comum nos picos de estrógeno da vida (30 a 40 anos).
Muito provável que a menina inglesa tenha algum tumor na região das mamas, como um sarcoma ou outro tumor de pele. Não é o "Ca de mama".
Talvez seja pior, provavelmente é melhor...mas é importante que este fantasma não assuste de forma errônea.
A incidência de câncer de mama nas mulheres não tem aumentado nos últimos 20 anos. Se mantém alto e importante, requerendo atenção diária e exames de rotina.

O outro ponto que quero tocar é o que eu li na reportagem do G1.
Apesar de lutar contra um câncer importantíssimo, muitas mulheres nesta situação ainda tem mais um dilema para resolver: a certeza que não vão amamentar seus futuros filhos.
Fruto da pressão xiita em cima das mulheres a respeito de amamentar, amamentar e amamentar.
Mães dos meus pacientes sabem o quanto eu estimulo o aleitamento materno, com orientação, dieta, remédios naturais e até controlados, controles de peso, encaminhamento a equipes de enfermeiras especializadas, uso de bombas tira-leite, etc..
Mas sabem também minha posição quando, por qualquer motivo, não conseguem fazê-lo.
Chega de terrorismo. "Nasce uma criança, nasce uma culpa".
Será que é possível reverter isso?

Um comentário:

  1. odeio as xiitas da maternidade... essas loucas que são a favor do parto "natural" em casa, na banheira, tinham que ter filhos penduradas nas árvores, que nem macaco... loucas, poe em risco a criança e elas próprias...
    se sao tao naturebas e contra intervençoes hospitalares, se tiverem cancer, devem procurar se tratar com homeopatia, pois quimioterapia é uma intervençao hospitalar tambem, médica, ciencia... elas nao deviam nem ter direito a isso... pra ver se aprendem...

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.