1023 e a homeopatia - Postado por Jairo Len

Confesso que, mesmo com o meu alinhamento alopático e um cético de carteirinha em relação à homeopatia (e demais terapias alternativas), eu não conhecia esta ONG: "1023 - Homeopahty - there's nothing in it".
Uma ONG anti-homeopatia que promove um evento, chamado 10:23 - que acontece em 10 países e 23 cidades, às 10h23 da manhã, este ano no dia 5 de fevereiro. Os participantes tomam, em local público, overdoses de remédios homeopáticos para comprovar que se trata só de água com açúcar. São medicamentos homeopáticos "de verdade", que eles abusam e se lambuzam.
A intenção não é só criticar uma forma de terapia alternativa: a ONG quer que o governo (inglês, no caso) pare de torrar 10 milhões de reais anuais em tratamentos que, de acordo com pesquisas científicas publicadas por universidades renomadas e em revistas médicas sérias, não funcionam mais do que placebo.
No Brasil, em 2010, o investimento federal para custear consultas e medicamentos homeopáticos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi de R$ 3 milhões, fora os gastos de estados e municípios.
Ninguém quer que se proibam estas práticas. Alega-se, sim, que cada indivíduo pode gastar seu dinheiro com o que se queira (homeopatia, cromoterapia, moxabustão, aromaterapia, iridologia, magnetoterapia...) mas o governo só pode investir no que é cientificamente comprovado. Seria como os governos investirem o "nosso" dinheiro em astrologia (e não astronomia), em numerologia (e não matemática), em alquimia (e não química), por exemplo.
O que você acha?
Se quiser se aprofundar, dê uma passeada no site da 10:23 ou no site da Merseyside Skeptics Society, a sociedade médica inglesa que apoia a iniciativa. Vale a pena...
Em São Paulo, a lambança será neste sábado, dia 5 de fevereiro, na Praça Benedito Calixto.

Comentários