Eu sou marinheiro Popeye!! - Postado por Jairo Len

Sem dúvida nenhuma a fama que tem o espinafre é decorrente do desenho animado Popeye.
Para quem menos de 30 anos: Popeye é um marinheiro fracote que, ao comer uma "lata" de espinafre, fica fortíssimo (tipo um Hulk). Deste forma, salva a amada Olívia palito do temido Brutus.
Esta fama do espinafre se deu pelo (suposto) ferro que o vegetal possui. E esta fama ainda está na cabeça das avós e mães até presente.

Popeye estava certo?

O espinafre contém uma forma de ferro (ferro fitato) que praticamente não é  absorvido pelo corpo. Você come um pratão cheio de espinafre e, em matéria de ferro, isto equivale a comer uma lasquinha de carne.
Mas pesquisadores do Instituto Karolinska, de Estocolmo, descobriram que o espinafre é rico em nitratos.
O segredo, portanto, não está no ferro, mas nos nitratos, abundantes no espinafre e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

O ESTUDO

O cientista Eddie Weitzberg deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.
No começo e no final da experiência, voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade.
"É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", comenta o especialista.

Este trabalho, publicado na revista Cell Metabolism, mostra mais uma vez que existem alimentos com funções além da nutrição - são alimentos funcionais, super-alimentos.
Não que devamos "empurrar" estes alimentos aos nossos filhos, mas esportistas eventuais e fãs de academia  e demais preocupados com alimentação devem lembrar do espinafre...
 
 
 
 

Comentários