Recreio Dirigido - Postado por Jairo Len

Hoje me lembrei do filme "Pink Floyd The Wall"...
Algumas escolas já estão adotando o recreio dirigido. Naqueles trinta minutos que não víamos a hora de chegar, agora as crianças podem escolher entre três ou quatro atividades dirigidas pelos professores...
O que você acha?
Na verdade, a intenção é "resgatar" as brincadeiras em grupo, sem dúvida saudáveis. As antigas brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, corre-cotia. Participa quem quer - quem não quer pode fazer outra coisa...
Eu acho que "hora do recreio" é para as crianças inventarem, brincarem do que bem entenderem, fazer e desfazer as panelinhas, e sem os professores em cima (só observando).
Nestes 30 minutos podem aprender a conviver de forma autônoma, a fazer e desfazer conflitos, criar situações de interesse coletivo, agregar, desagregar. Os meninos passam a melhor meia hora do dia na quadra jogando futebol.
Isso vale para os mais velhos, 2º ou 3º ano em diante. Os mais novos precisam de supervisão mais próxima (não atividades programadas).
Colégios como Stance Dual, Pio XII, Humboldt e São Luiz já tem alguns recreios programados.

Na escola dos meus filhos não há recreio programado. De alguma forma aprenderam a brincar de pega-pega, polícia-e-ladrão e esconde-esconde. Não acho que as crianças necessitem aulas de brincadeiras na hora do recreio. Ainda que eu tenho certeza que havia algo mais interessante a ser aprendido do que geometria euclidiana (quem sabe aulas de clown?)...

Como diz a música, "teachers leave them kids alone; hey! teacher! leave us kids alone!". Pelo menos na hora do recreio.


Não...acho que isso não é um recreio programado...

Comentários

  1. Concordo com vc (e com Pink Floid) Jairo, nada de recreio dirigido, aliás, nada mais é do que imaginação dirigida, que pra mim é algo impossível... Na escola do Miguel (5 anos), estas brincadeiras (pega-pega, esconde-esconde, etc.) são propostas da aula de educação física. Creio que o recreio é livre... futuramente não sei, vou checar! Abs!

    ResponderExcluir
  2. COncordo também Jairo. Mas acho que as professoras e auxiliares que ficam com as crianças no recreio podem ajudar dando dicas....como ajudar a pular corda, pintar amarelinha no chão,só isso, dando bola para fazer uma queimada,incentivando ,mas dirigido é uma palavra forte...recreio é deixar a criançada livre....usando a criatividade deles...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado