Surto de conjuntivite - Postado por Jairo Len

São Paulo tem enfrentado no último mês um surto de conjuntivite viral.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana que reveste o branco dos olhos. Conjuntivites podem ser de origem traumática, alérgica, química, viralou bacteriana. Estas duas últimas são as infecciosas - contagiosas - principalmente a viral.
O surto veio do sul do país e a causa é um novo sorotipo de vírus que as pessoas ainda não tem imunidade.
Os sintomas são os mesmos das conjuntivites virais habituais:
- vermelhidão e secreção ocular,
- lacrimejamento,
- prurido,
- sensação de areia nos olhos,
- inchaço nas pálpebras.
As chatíssimas conjuntivites virais duram cerca de sete a 15 dias, podendo chegar a um mês de sintomas.
O contágio se dá por secreções oculares - coçar o olho e... pegar na maçaneta, nadar em piscinas comunitárias, usar teclados e telefones, óculos 3D, compartilhar toalhas, dar um aperto de mãos...
As pessoas que tem conjuntivites devem tomar muito cuidado para não passar para os demais - usar álcool gel nas mãos o tempo todo e evitar mexer em objetos de uso comum. Escola, nem pensar. Trabalhar, de óculos (escuro ou não) e com muita precaução ao usar os próprios objetos, sem deixar rastros...
O tratamento é à base de limpeza e lubrificação ocular, e eventualmente algum colírio receitado pelo oftalmologista - só para amenizar o desconforto ocular até a resolução da doença, que é de forma espontânea.
Uma curiosidade sem resposta: basta olhar para alguém com conjuntivite "feia" que seus olhos começam a coçar. Por que será?

Comentários