O palhaço na berlinda - Postado por Jairo Len

Por curiosidade, conto sobre o debate que está acontecendo nos Estados Unidos. Literalmente, querem matar o palhaço Ronald McDonald.
Em carta aberta, médicos norte-americanos pedem o fim do palhaço e, principalmente, do McLanche Feliz, que no mundo inteiro dá brinquedinhos inéditos, excesso de sal, gordura, açúcar e centenas de calorias.
A carta faz parte de uma campanha conduzida pela organização sem fins lucrativos Corporação de Responsabilidade Internacional (Corporate Accountability International), conhecida por sua luta para que a marca de cigarros Camel deixe de usar seu mascote, o simpático camelo Joe.
É claro que a obesidade nos EUA, que triplicou nos últimos 30 anos, não depende exclusivamente deste fast food. Acho que a alimentação por lá peca em inúmeros sentidos, até nas quantidades exageradas, baldes de pipoca (chegando no Brasil...), copos que cabem mais de um litro, porções gigantescas.
Talvez evitar essas quantidades seja o mais importante - e, claro, deixar esta comida para ocasiões especiais.
Em Nova Iorque, tramita uma lei que impede a venda de fast food com brinquedinhos de brinde. Na Califórnia, a lei, aprovada, entra em vigor em dezembro.
Na sua casa, você pode criar esta lei...

Comentários