Bloqueio de menstruação e crescimento - Postado por Jairo Len

Uma reportagem desta semana na Folha de São Paulo conta que diversas famílias tem recorrido ao "bloqueio da menstruação" para que as meninas fiquem mais altas. Famílias, claro, e médicos prescrevendo os hormônios e medicamentos bloqueadores.
Algumas mães já me perguntaram: "adianta?"
A resposta geral é: NÃO.
O bloqueio da menstruação/retardo da menarca só vai trazer benefícios para uma menina que apresente algum problema endocrinológico, como a puberdade precoce. Puberdade precoce é o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, mamas, pilificação, mudanças no corpo) antes dos 8 anos de idade.
Para as meninas sem problemas, o retardo da puberdade só trará gastos e sofrimento psicológico.
Exemplo (do meu dia-a-dia): Pai tem 1,72 m, mãe 1,60 m. A filha está com 6 anos e estatura "prevista" de 1,62 m. Sem quaisquer sinais de puberdade, saúde ótima. Adianta bloquear a puberdade? Não. Nada vai mudar, só um organismo bombardeado por remédios hormonais caros e com efeitos colaterais. A estatura final será a mesma.

É que em muitos casos foi feito o bloqueio e as "artimanhas" gráficas permitem ao médico dizer que aquilo funcionou, que a menina seria menor se não fossem os medicamentos, e blá, blá, blá... Nem sempre é verdade.

Mas...se há alguma doença, como a puberdade precoce ou deficiência de hormônio de crescimento (GH), o resultado da terapia hormonal é excelente. Inúmeros fatores devem ser avaliados, como histórico e estatura de toda a família (pais, tios, avós, irmãos), idade óssea, exames laboratoriais complexos (provas funcionais) e a curva de crescimento durante anos...

Resumo: não vamos complicar e estragar o que está normal.

Tantas coisas para se preocupar...

Comentários