Pepinos contaminados - Postado por Jairo Len

Parece notícia do tipo "Casseta & Planeta", mas não é.
Na Alemanha e Inglaterra, por causa de uma contaminação em pepinos orgânicos, a bactéria E. coli já causou a morte de quase 20 pessoas. Este determinado tipo da E. coli (nome completo: Escherichia coli) causa uma doença gravíssima, que é a síndrome hemolítico-urêmica, um tipo insuficiência renal.
Para quem já teve uma infecção por esta bactéria (frequente na urina e fezes), importante frisar que não é qualquer E. coli que causa este estrago, muito pelo contrário.

A contaminação está "dentro" dos pepinos orgânicos - não é falta de lavagem... Acometeu maior proporção de mulheres e crianças, mas acredita-se que isso ocorreu pelo sistema imune mais fraco (em crianças) e por causa da obsessão por baixas calorias e comida orgânica (nas mulheres).

Todas as medidas sanitárias e higieno-dietéticas estão sendo tomadas e não há importação de pepinos alemães crus pelo Brasil. Portanto, até que se prove o contrário, sem preocupação com os pepinos por aqui.

O importante para nós, eu acho, é o debate sobre os alimentos orgânicos.
Já escrevi em dois posts anteriores (14/04/2011 e 24/06/2010) sobre os orgânicos e seus dilemas de consumo. Copio aqui um pedaço da profecia...digo, do post:

"O que penso é que para se produzir um alimento orgânico é preciso muita cautela e responsabilidade.
Não se jogam pesticidas só para matar pulgão e gafanhoto - também se controlam bactérias e fungos presentes nas raízes, nas folhas, que podem ser nocivos à saúde.
De modo que para produzir um orgânico é necessária uma tecnologia, seriedade, estudo, controle de pragas".

Pode ser? Esta pode...

Comentários