Cinetose | Enjôo de Movimento - Postado por Jairo Len

Nas férias - mesmo fora delas - uma das queixas comuns dos pais é que seus filhos ficam enjoados, tontos, vomitam, suam frio e tem mal-estar durante as viagens de carro, navio ou avião.
Estes sintomas caracterizam a cinetose (o nome vem do grego kinetos = "movimento").
Mesmo a simples sensação de movimento (como os cinemas 180º) pode causar estrondosas cinetoses. Uma apresentação de power-point com imagens indo de um lado para o outro, idem.

A cinetose é uma doença benigna e chata, porque algumas crianças chegam a vomitar em trajetos curtos e sem muitas curvas, como da casa para a escola. Em estradas tortuosas e passeios de barco, é inevitável para muitos. Montanhas-russas e demais brinquedos girar-gira, idem.
Não se sabe exatamente a causa deste problema, mas tem relação com os líquidos que regem nosso equilíbrio: de dentro do ouvido (os populares "labirintos") e os oculares. Chacoalhou, enjoou.

Como evitar a cinetose?
- Em primeiro lugar, sendo possível, ingerir pouco ou nenhum alimento ou líquido antes da viagem.
- Olhar para a frente, para o horizonte, ajuda.
- Ler ou jogar joguinhos no carro é causa certeira de cinetose.  Algumas crianças enjoam de asistir DVD no carro.
- Em barcos (doce problema) sentar sempre de frente, olhando para frente. Nos barcos, ficar em pé pode ajudar. Em ônibus ou avião, piora.


Tratamento da cinetose - Mesmo com todas as medidas de prevenção, a maioria das pessoas que tem cinetose passam mal em movimento. Algumas medicações de venda livre ajudam muito a prevenção (como todos os remédios, a orientação deve ser feita por um médico):
- Dimenidrinato (conhecido por todos, é o Dramin): seguro e eficaz, sendo que na versão "B6" não dá sono. Nos EUA você encontra de todas as formas possíveis (mastigáveis, fitinhas, gomas...)
- Meclizina: também é ótimo, inclusive eu (que tenho cinetose de carteirinha) uso o norte-americano Zentrip, que é uma fitinha que dissolve na boca.
- Escopolamina: este já é mais forte, quando a coisa está "feia". Não temos no Brasil. Nos EUA chama-se Transderm-Scop, um adesivo para colocar em baixo da orelha, vendido com prescrição. Quem tem cinetose das boas (e os mergulhadores) conhecem bem.
- Ondansetron:outro medicamento de "resgate", quando os vômitos já começaram. É o Vonau Flash.
Não use nada disso antes de orientação médica. Remédios podem ter efeitos colaterais importantes.

Pulseirinhas não funcionam bem contra cinetose.
Medicamentos naturais (como aqueles a base de gengibre) tem pouca ação.

Para os casos mais complicados - aquelas crianças que enjoam no dia-a-dia (e não podem tomar Dramin diariamente pelo resto da vida) existe a terapia de reabilitação vestibular. É uma fisioterapia, com exercícios posturais e visuais feita por fonoaudiólogos, que visa diminuir estes sintomas.

De qualquer forma, leve sempre toalhas de banho e saquinhos no carro...bem como a troca de roupas...Quem tem cinetose, conhece o problema...

Não é exagero...quem tem cinetose, sabe.

Comentários

  1. Muito legal você abordar esse tema. Sou Fonoaudióloga e atualmente trabalho com a reabilitação vestibular. Infelizmente muitos pais demoram para procurar ajuda sobre isso para seus filhos. Esse texto com certeza contribuirá para a divulgação de algo tão frequente que é a cinetose nas crianças.
    Adoro seus textos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vou para Orlando mês que vem, morro de vontade de ir em montanha russa e enjoo até de olhar pra trás no carro... pergunto: a escopolamina em adesivo nos EUA precisa de receita mesmo? Não consigo de nenhum outro jeito?? Acho que essa é minha última chance de andar nas montanhas, tenho que aproveitar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os adesivos de escopolamina só são vendidos no balcão, com receita.
      Podem o uso de Dramin ou Meclizina pode atenuar bastante o enjoo de movimento nas montanhas russas. Tome sempre 45 minutos antes, no mínimo.

      Excluir
  3. Ola, Dr Jairo!
    Tenho filho de 5 anos que sofre , acredito eu, de cinetose. Para viagens mais longas de carro e para as de aviao, costumo administrar Digesan gotas 1 hora antes. As vezes do nada sem eu perceber o motivo, ele sua frio, fica palido, reclama de "dor de barriga" e vomita. As vezes percebo ser tardio - brincou por poucos segundos em um touro mecanico infantil -e depois de 6 horas reclamou e foi uma sequencia de 12 vomitos, necessitando a ida ao hospital para tomar soro. Enfim , sempre estou insegura com sua situacao -sera que vai vomitar, vai passar bem, vai desmaiar?
    Mes que vem o levo para Disney e nao sei o que fazer. Administro diarimanete o Digesan? Preventivamente?
    Obrigada pelo seu blog - excelente e esclarecedor - Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente se usa, para cinetose, o Dramin (Dimenidrinato). Seu uso pode ser por alguns dias seguidos, sem problemas. É um medicamento bastante seguro quando usado nas doses recomendadas para cada caso.
      Bromoprida (Digesan) é um excelente medicamento para vômitos, porém não é tratamento de escolha para cinetose ou demais enjoos de origem central.

      Excluir
  4. Oi Dr. Jairo! Para comprar o dramin lá nos EUA, precisa de alguma receita? como se chama esse dramin em gomas, fitinhas ou mastigáveis, para crianças lá, por favor?
    Tenho duas filhas. A mais velha com 7 anos já até pede o dramin quando vamos viajar. A caçula com 4 anos não se dá bem com o dramin, fica agitada e com boca seca. Esse Zentrip vende aqui no Brasil? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dramin (dimenidrinato) é vendido nos EUA com o nome de DRAMAMINE, e tem diversas apresentações comerciais, todas de venda livre, OTC, sem receita. Existem formas mastigáveis para as crianças.
      O Zentrip não é vendido no Brasil.

      Excluir
  5. Dr. A cinetose pode ser temporaria? Por periodo da infancia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cinetose pode aparecer em qualquer idade, pode permanecer a vida toda - mas pode ser temporária.

      Excluir
  6. Dr. Faz uma pagina no face, procurei como Jairo Len e não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizandra
      No Facebook temos a fan page da Cllínica. Procure por Clínica Len de Pediatria ou /clinicalen.
      Não tenho página pessoal no FB.

      Excluir
  7. Dr. Fiquei muito feliz em encontrar este post. Meu filho de 5 anos sofre muito com isso a ponto de que quando marcamos uma viagem de família ele chora pra não ir. já tentamos de tudo, olhar somente para a frente, ir no meio(entre os bancos), ir dormindo, sem comer , tudo que imaginar. Ele sempre vomita, outro dia viajamos 100km eu uma estrada reta ele vomitou 7 vezes neste trajeto. o pior quando dou o Dramin 5 minutos depois ele vomita a medicação parece que o organismo dele não tolera o remédio. Não sei mais o que fazer, peço urgente uma orientação e aguardo ansiosamente sua resposta. Grata desde já , Karen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen
      Bom dia. Existe solução, sem dúvida. Sugiro que procure um otorrino com especialização em problemas vestibulares.

      Excluir
  8. Dr. Embarquei durante 8 dias em uma embarcação de pequeno porte, nos 3 primeiros dias passei muito mal, no 4° e 5° dia fiquei de tal maneira que consegui realizar minhas atividades, até que atracamos em um porto, onde minha situação se estabilizou pois não havia mais o balanço do mar. Ao irmos novamente para o mar, o balanço começou novamente e eu passei mal de novo, mas dessa vez passei muito mal mesmo ao ponto de ter que ficar no soro, vomitei muito. A reabilitação Vestibular pode me ajudar para enfrentar esse tipo de situação ? Obrigado;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Helio
      Sugiro que procure algum otorrino que seja especialista em oto-neurologia.
      Existem inúmeras condutas que podem melhorar seu enjoo ao movimento.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado