Chá - Postado por Jairo Len

Dúvida frequente: "Posso dar chás prontos para meus filhos?". Entende-se por chás-prontos aqueles industrializados que você compra em lata ou embalagens longa-vida - em geral chás verdes, mate, brancos, amarelos, light ou não, aromatizados, etc...
Chás naturais, feitos em casa, sem cafeína (camomila, erva-doce, cidreira...) são ótimos e não tem quaisquer restrições. Preferencialmente, sem açúcar.
Já os chás-prontos, alguns inconvenientes:
- Em primeiro, estas bebidas, além do extrato da erva, contém alguns aditivos químicos, como acidulantes, antiespumantes, conservantes, estabilizantes, aroma sintético e antioxidantes.
- Os light, contém edulcorantes artificiais (que em pequenas quantidades são inofensivos). Os normais, contém açúcar.
- Chás verdes, brancos, vermelhos, preto e mate contém, naturalmente, cafeína. A cafeína é um neuro-estimulante e, se consumida rotineiramente, diminui a absorção de cálcio pelo organismo.
- Assim como refrigerantes, o consumo de quaisquer bebidas com sabor, às refeições, aumenta a ingestão de outros alimentos - por manter as papilas gustativas sempre limpas. Sabe aquele "sorbet" que se serve, em jantares chiquérrimos, entre os pratos? É justamente para isso, limpar as papilas gustativas.

"Posso ou não posso dar?"

De vez em quando, sem problemas. Assim como os néctares prontos (vulgo suco de caixinha) e quaisquer alimentos industrializados, o consumo eventual não traz qualquer problemas. Na rotina do dia-a-dia, água é bem mais saudável.

Comentários