Menarca precoce: uma realidade? - Postado por Jairo Len

É um fato que a idade da menarca (primeira menstruação) vem diminuindo nas últimas décadas. Em 1800, a idade de menarca era entre 16 e 17 anos. Em 1970, 13 anos. E a média mundial atual é aos 12 anos.
Que fatores tem contribuído para esta mudança?
Alguns deles são decorrentes da própria melhora dos índices de saúde. Com mais vacinas e menos doenças, as meninas tem uma infância saudável, sem complicações e agravos na saúde, importantes na idade da primeira menstruação. Meninas que tem doenças crônicas ou frequentes tem menarca atrasada.
O aumento da massa corporal no decorrer dos anos é outro fator: existe um peso mínimo para a menarca (em geral, 35 kg), e as meninas atingem este nível mais cedo, permitindo, se houver hormônios, a menstruação.
Os hormônios presentes nos alimentos (carne, frango) vem sendo aventados como causa de estímulo estrogênico, mas ainda não há comprovações que este fator altere a idade da menarca.
Inúmeros estudos mostram que quanto menor o nível sócio-econômico, mais cedo se dá a primeira menstruação. Um estudo feito na favela de Paraisópolis (em São Paulo) mostrou que as meninas que convivem com estímulos visuais eróticos (pai, mãe e filhos dormindo no mesmo cômodo...) tem menarca mais cedo que as outras.

Ainda que exista um viés importante, também se comprova que as meninas que "cuidam" da casa, como se fossem suas mães, podem ter a primeira menstruação mais novas. Cuidam dos irmãos mais novos, "vestem" o papel de mãe muito cedo.
O estímulo erótico presente em danças, televisão e novelas já é tido como fator de precipitação da descarga hormonal em meninas e meninos.

Fisiologia - Nas meninas, podemos considerar normal o aparecimento do broto mamário a partir dos 8 anos de idade. Ma,s sempre que ocorre entre 8 e 9 anos de idade, devemos prestar atenção se a puberdade não está evoluindo de forma rápida demais.
Aos 10 anos, considera-se absolutamente normal.
Entre o aparecimento dos brotos mamários e a menarca, em geral temos dois anos de intervalo.

Comentários