Poliomielite pós-vacinal - Postado por Jairo Len

Eu sempre falo no assunto...
Vacina contra poliomielite, ao menos nas primeiras doses, tem que ser inativada (a intramuscular, IPV - Vacina Inativada contra Poliomielite).
"E a do Posto, não é boa?" . Não, não e não.

Notícia que leio há pouco:
Criança de 1 ano está com suspeita de paralisia pós-vacinal em MG (link: Folha.com).


A vacina que é aplicada por via oral nos menos favorecidos economicamente, aqui no Brasil (aqueles que infelizmente não podem pagar pela cara vacina Hexavalente) é composta por vírus vivos e atenuados de poliomielite. Estes vírus vivos, de forma muito rara, podem causar a doença - Paralisia Infantil - nos bebês que a recebem (a famosa gotinha Sabin).
Só existe essa possibilidade nas duas ou três primeiras doses - depois disso, nos reforços, não há mais risco. Trinta e seis países do mundo já aboliram a vacina Sabin dos calendários e campanhas de vacinação, com medo deste efeito adverso raro e importante.

No Brasil, há planos futuros para abolir a Sabin, usando só a IPV. Não se sabe exatamente quando. Segundo o nosso ministério da saúde, entre 1989 e 2003 foram registrados 40 casos confirmados de poliomielite associados à vacina oral.
Coitada de Sidnéia Teixeira, mãe do menino mineiro, que com 1 ano e 4 meses ainda não consegue ficar de pé. Imagina o apoio que ela está tendo?

Dinheiro público não falta, não há necessidade de CPMF, basta desviar um pouco da roubalheira petista-peemedebista que a gente lê nos jornais diariamente. Com o valor de um mega-apartamento nos jardins, aqui em SP, por exemplo, você vacina centenas de milhares de crianças. Com o valor do cadastro-fantasma de torcedores, farra promovida pelo ministério dos esportes, idem (não leu? leia aqui).

Salve-se quem puder.


Comentários