Pizza é verdura (Nos EUA) - Postado por Jairo Len

O Congresso norte-americano aprovou, ao votar nova lei orçamentária, a manutenção dos parâmetros nutricionais das merendas escolares, mantendo o molho de tomate da pizza como a porção diária de verdura.
Ou seja, a healthy food diária continua sendo o molho industrializado na pizza. Obama até tentou mudar a situação, propondo o dobro da quantidade de tomate - mas isso inviabilizaria a pizza, que nadaria em pomodoro. O Instituto Americano de Comida Congelada, por exemplo, não hesitou em atacar a iniciativa do governo. "Você basicamente faz com que uma pizza seja impossível de comer se colocar esse monte de molho nela, e as pizzas são uma parte importante do almoço escolar", declarou Corey Henry, porta-voz do instituto".
Batata - Os lobistas dos plantadores de batata também conseguiram manter a guloseima de forma chips com sal nas merendas, não obstante a tentativa de mudança por parte do Departamento de Agricultura.

Bizarrices à parte, esta discussão é fruto da política de subsídios à agricultura, há décadas, priorizando setores como trigo e batata...
O preço disso são 12,5 milhões de crianças obesas nos EUA. Claro que não às custas de merenda escolar, mas de uma alimentação farta, prática, muitas vezes baseada em alimentos industrializados e de alto teor calórico.

Pergunto sempre a meus pacientes que moram nos Estados Unidos como isso funciona na prática. Os brasileiros, por lá, seguem uma alimentação muito mais saudável que seus pares norte-americanos. Afinal, quem conhece os hipermercados de lá sabe que comida saudável não falta.
Realmente muitas merendas são à base de pizza, hot dog e comida mexicana, mas se a educação alimentar for boa em casa os estragos serão bem menores.

"Super saudável" - Olha quanto tomate.... (mas uma delícia, né?)

Comentários

  1. Jairo, sempre que vejo Top Chef ou Mission Impossible , 2 programas de culinária americanos, que fazem comprar naqueles Whole Food enormes!!!cheio de carnes ,peixes e verduras frescas, aquela variedade enorme de tomates penso a mesma coisa...por que comer tantos congelados!?!?!?! sei que são práticos ,mas todo dia?!?!?!?! e essas merendas..... o Jamie Oliver mostrou bem isso num dos programas dele dedicados a esse assunto tanto na inglaterra como nos EUA. Aqui no brasil,nas escolas públicas temos isso também, muita salsicha sempre ,mas como vc diz, em casa eles comem arroz e feijão ....
    Na escola do meninos todas as refeições são fornecidas pela a escola, inclusive os lanches e eu ADORO!!!!os meninos , bem , o Dudu na verdade, experimenta de tudo!!!!!!os molhos de tomate são frescos e enrriquecidos com beterraba ou cenoura, sempre tem a salada antes e lanche da manhã é só fruta....

    Beijos e devo ter ver no começo de dezembro.
    Bia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado