quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Só sei que nada sei - Postado por Jairo Len

Sempre falo aqui no blog que o importante é MODERAÇÃO. Céu ou terra, oito ou oitenta... Isso não serve como modelo de saúde e bem estar.
Uma meta-análise publicada no American Journal of Hypertension mostrou que dieta com grande restrição de sal, apesar de reduzir a pressão sanguínea, aumenta os níveis de colesterol, gorduras e hormônios no sangue, além do risco de doenças cardíacas.
Na verdade, vale para quem não tem hipertensão. Para estas pessoas (não-hipertensos), a dieta com pouco sal aumentou em até 2,5% os níveis de colesterol e em 7% os triglicérides. Além disso, também houve aumento nos hormônios que regulam o nível de sódio (sal) no sangue, que são responsáveis por fazer o corpo preservar a substância no corpo ao invés de eliminar pela urina. E não reduziu a pressão arterial. Portanto, foi inútil.
De modo que tudo aquilo que se fala tanto sobre o sal não vale para todos.

O post na verdade não é para falar sobre hipertensão e ingestão de sal (mas fica a dica...).
Postei para relembrar que o importante é viver de forma balanceada, sem tantas restrições sem comprovação, sem exageros para cá e para lá - e isso vale para as crianças também.

E lembrar que muito mais importante do que o que entra pela nossa boca pode ser o que sai dela.

Liberou? Não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.