Transtorno Dismórfico Corporal - Postado por Jairo Len

Com nome de trava-língua, o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é uma doença descrita há muitas décadas e certamente você conhece algum portador da moléstia.
O Transtorno Dismórfico Corporal é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc). Essa percepção distorcida pode ser totalmente imaginária ou estar baseada em alterações sutis da aparência, resultando numa reação exagerada, com importantes prejuízos na vida pessoal, familiar, social e profissional. Acomete mais frequentemente as mulheres e inicia-se em geral na adolescência.
Para você ter ideia da seriedade da doença, o TDC é um "primo" do TOC - o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, que todos tem em mente como um problema bem sério.

O TDC piora ainda mais a fragilizada auto-estima dos adolescentes, principalmente das meninas, que imaginam como ideal de beleza aquilo que se vê nas revistas femininas. Mulheres mais crescidas, idem.
Tentam se tratar com comprimidos milagrosos (muito cuidado com os medicamentos de origem duvidosa), dietas esquisitas, cirurgias plásticas sem nenhuma necessidade e assim por diante.
É claro que o TDC se mistura um pouco com os cuidados e obsessões físicas que todos temos hoje em dia, mas psiquiatricamente é tudo bem diferente.
O portador de TDC nunca está contente consigo mesmo, e merece ser tratado.

Essa é clássica...

Comentários