Amor Materno X Prevenção de Doenças - Postado por Jairo Len

Daqueles estudos que todos sabemos os resultados, mas muito interessante: pesquisadores da Universidade de Brandeis, em Massachusetts (EUA) avaliaram mais de mil adultos, por 10 anos,  para relacionar infância marcada pelo amor materno versus doenças crônicas na meia idade.
Resultado: independentemente da classe social e condições socio-econômicas, aquelas crianças que cresceram repletas de amor materno, carinho e atenção tem menores chances de desenvolver doenças crônicas no futuro.
O amor maternal durante a infância funciona como um "escudo" de proteção contra doenças a longo prazo.
Avaliando o estudo, uma constatação evidente e triste: quanto piores as condições socio-econômicas, maior o índice de doenças cardíacas e metabólicas na meia idade, mostrando que as crianças de áreas mais pobres estão sujeitas ao stress desde cedo, o que aumenta a chance destes problemas, como diabetes e hipertensão.
Ainda que, mesmo neste grupo, crianças com maior afetividade por parte dos pais são menos doentes no futuro.
Como imortalizaram os Beatles, all you need is love. Desde muito cedo.



Comentários

  1. A imagem do post foi perfeita...
    Abço,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Como você disse, o resultado é o que imaginávamos.
    Só não entendi como eles conseguiram avaliar isso em 10 anos... E concluir algo na meia idade... Não deu tempo dos assuntos chegarem na meia idade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado