terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fones de ouvido e acidentes - Postado por Jairo Len

O número de acidentes graves com pedestres que andam com fones de ouvido (para iPod, iPhone, MP3, entre outros) triplicou em seis anos, de acordo com estudo feito nos EUA e publicado na revista Injury Prevention, do grupo British Medical Journals.
Evidentemente as vítimas são adolescentes e adultos jovens, usuários deste modo de auto-alienação cada vez mais frequente - e agora com modelos cada vez maiores. Nada contra, juro. O que me incomoda é sentar na frente de pessoas que não tiram o fone dos ouvidos, mesmo estando em uma consulta médica, aonde ele (o adolescente) é o motivo da conversa.
Nas ruas, cada um tem direito de andar e fazer o que quer - justamente porque estes fones de ouvido não incomodam ninguém. Mas é importantíssimo você orientar seus filhos e conhecidos que esta prática aumenta muito o risco de sofrer acidentes - por conta da distração que a música causa e pela incapacidade de ouvir sons externos, como buzinas e freiadas.
A equipe do Dr. Richard Lichenstein, autor do estudo, afirmou que escutar música alta com fones também reduz as fontes cerebrais que captam os estímulos externos, reduzindo a atenção visual a tal ponto que as pessoas ficam cegas ao que se passa no entorno.
Concordo que é bem mais agradável andar em uma grande avenida ouvindo sua música preferida, e não o acelerar de ônibus e a buzininha (irritante) dos motoboys...mas é bom estar atento a estes números.
O estudo não avaliou a relação do uso de celulares (por pedestres) e acidentes, algo que também deve ser considerado.
No Brasil, cerca de 7 mil pessoas morrem anualmente por atropelamento.

Oi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.