Bebês que comem com as mãos... - Postado por Jairo Len

Um estudo publicado na importante revista British Medical Journal revela que os bebês que comem com as mãos tem menores chances de obesidade do que aqueles alimentados com colher.
Para quem não sabe o que é este modo medieval de alimentação, o chamado "baby led weaning" é nada mais que colocar a comida no prato, na frente do bebê (isso vale entre os 6 e 24 meses de idade) e deixar a criança se alimentar sozinha, comendo o que queira e no ritmo dela.  E olha que o "baby led weaning" é uma técnica defendida seriamente. Basta dar um Google com este termo e você vai ver.

Mas porque as crianças que comem sozinhas são menos obesas? Porque comem menos desta forma. Eu sou contra esta técnica.

Não que eu seja contra comer menos (muito pelo contrário - meus pacientes sabem como sou atento ao excesso de peso, de mamadeiras e de comida), mas eu acho que o meio termo pode ser atingido sem técnicas que necessitem uma limpeza "terminal" na mesa, uso de aspirador e dificuldade de levar a criança a qualquer local público.

É claro que existem crianças que desde muito cedo querem comer sozinhas. Sugiro sempre que os pais treinem, desde cedo, uso de colher pela própria criança, mas sempre com ajuda dos pais (cada um com uma colher).

Alimentação é uma coisa extremamente necessária na infância. Inúmeros estudos mostram que a "fome oculta" (a falta de nutrientes em crianças bem alimentadas, em casas aonde não falta comida) é um problemas contemporâneo. Excesso de leite, de carboidratos, pouca proteína...
A pirâmide alimentar é uma coisa difícil até dos adultos assimilarem. Crianças não podem comer só o que queiram.

Mas a vigilância nesta qualidade alimentar e no ganho de peso e estatura deve ser permanente.
Voltei agora de férias nos Estados Unidos e mais uma vez é impossível não ficar chocado com o número de crianças e adultos obesos por lá. Porções gigantescas e hipercalóricas de qualquer tipo de alimento. Uma Ceasar Salad, por exemplo, tem cerca de 1.000 calorias (um Big Mac e meio). Associa-se a isso uma facilidade em se achar roupas XXXG, a meios de transporte e scooters adaptados aos obesos mórbidos e o resultado é o que se vê.
Lembrando que baldes de pipoca, cheeseburgers, batatas fritas, chicken fingers, onion rings e turkey legs são comidos com as mãos.

Uma gracinha para sair na foto. No dia a dia, não sei não...

Comentários