Falsos saudáveis - Postado por Jairo Len

Nunca fui adepto à ortorexia (obsessão pela qualidade alimentar), mas acho que as pessoas não devem ser seduzidas por alimentos que parecem super saudáveis, mas que na verdade não tem nada de especial, não trazem nenhum benefício, não são aquilo que se pensa.
Principalmente em dietas, em fases que as pessoas estão procurando se alimentar de forma mais saudável...
Em uma reportagem do UOL, nutricionistas listam alguns alimentos tidos como "saudáveis", mas que podem ser justamente o contrário.
O campeão (já falei muito sobre ele) é o suco de caixinhaNa verdade, não é suco, é néctar. Um mínimo de fruta, conservantes, espessantes, corantes e aromas artificiais. Nenhum benefício. Já existem alguns melhores, sem conservantes ou corantes mas, no geral, engodo.
Iogurtes com sabor. Recomenda-se ler os ingredientes. Alguns contém muito açúcar, corantes e espessante.
Cereais matinais. São saudáveis, claro. Mas em muitos deles a quantidade de açúcar e calorias é muito grande. Aqueles sem açúcar às vezes tem muito sódio (mais de 150 mg por porção, o que não faz bem...)
Biscoitos água e sal. Engordam e tem muito sódio. Três ou quatro muitas vezes tem as mesmas calorias que duas fatias de pão light - que saciam muito mais.
Barrinha de cereal. Nem todas são boas. Muitas tem mais calorias que uma ou duas frutas, tem alto teor de açúcar e poucas fibras. E não causam a saciedade que deveriam. Outro dia comparei o rótulo de uma delas (que é coberta de chocolate) com o rótulo de um chocolate ao leite. Bem parecido.
Peito de peru light. Nem vou falar a marca...todas são parecidas. São melhores, claro, que o presunto gordo, mas contém muito sódio. Cinco fatias (60 g) contém 25% do sódio que um adulto deve ingerir por dia.
E a lista certamente não para por aí.

Sou de uma geração que tomava chup-chup e suquinhos-brinquedo em forma de carrinho, revólver e cacho-de-uva na praia.
Crescemos saudáveis, os índices de doenças degenerativas não aumentou, mas nossos pais sabiam que estavam dando uma porcaria para a gente...e nossa infância ficou com ótimas lembranças...

Sobrevivemos! Bebemos com gosto, mas sabíamos que era água com corante.

Comentários