Vitamina S - Postado por Jairo Len

Já escrevi algumas vezes aqui no blog sobre a vitamina S, aonde "S" vem de sujeira.
Lembro sempre que o que realmente causa doenças infecciosas é o contato com outras pessoas doentes (ou vetores, como o mosquito). Frio, calor, brisa, pé-no-chão e coisas na boca não são fontes de doenças infecto-contagiosas.

Mas a teoria da vitamina S vem se tornando aceita cientificamente. Cientistas tem mostrado que o contato das crianças com superfícies cheias de bactérias não-patogênicas - presentes no chão, em celulares mordidos, em areia de parquinhos e milhares de objetos que vão à boca é muito importante para o desenvolvimento da imunidade e proteção contra algumas doenças.

No livro "The Wild Life of Our Bodies", o autor Rob Dunn mostra que bactérias, protozoários e alguns vermes tem papel de defesa importante no nosso organismo.Teoria baseada em estudos, como um atual que mostra que expor camundongos filhotes a microorganismos pode evitar doenças inflamatórias no futuro (os ratinhos eram programados para ter estas doenças).
Outro estudo expôs portadores da doença de Chron (moléstia inflamatória intestinal) a vermes - conseguindo um controle da doença. E assim por diante.
Tudo ainda em fase de teoria, de estudos.

Sempre falo para os pais que as coisas "mais sujas", como moedas, dinheiro, maçanetas, botões de elevador, celulares não são fonte de doenças. É claro que a higiene é muito importante, as mãos lavadas antes de comer, ao chegar em casa, ao pegar um recém-nascido são fundamentais.

Ainda não vamos tentar tratar doenças através da ingestão de outras bactérias e vermes...mas um pouco de vitamina S parece ajudar...

Inesgotável fonte de vitamina S

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. As mamadeiras e chupetas devem ser "esterilizadas" porque contém resíduos orgânicos e leite, que são fontes de bactérias e meio de cultura, respectivamente. Apesar de parecerem superfícies lisas, à microscopia eletrônica se vê que contém inúmeras reentrâncias, aonde acumulam-se estes resíduos.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! A partir de quantos meses recomenda-se expor a criança a sujeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que as crianças sejam expostas ao "mundo real" assim que a idade os permita. Como por exemplo brincar no chão (limpo) de casa a partite de 8-10 meses de vida.
      Não é exatamente uma exposição à sujeira, e sim levar uma vida de forma normal, sem neuroses e sem passar álcool gel em absolutamente tudo o o que seu filho for encostar.

      Excluir
  4. Aos 2 meses de vida qual o tipo de vitamina S o senhor recomenda?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado