terça-feira, 17 de abril de 2012

Cadê a Funchicórea? - Postado por Jairo Len

O mistério do sumiço da Funchicórea...
Todos os que tem bebês abaixo dos 6 meses sabem do que estou falando.
Há 72 anos existe um medicamento fitoterápico chamado "Funchicórea", indicado para amenizar cólicas em recém-nascidos. Quem não usou nos seus filhos?
Há alguns meses não se acha mais Funchicórea nas farmácias.
A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou o registro da Funchicórea, sob alegação que "não há estudos científicos comprovando a eficácia e segurança do produto". O processo vem acontecendo desde 2005, liminares permitindo...e agora, desde 6 de fevereiro, registro cancelado.

O que eu acho?
ANVISA: dois pesos, duas medidas. Nunca fui de receitar Funchicórea, mas aprovava e referendava seu uso. Afinal, era produto já da "sabedoria popular". Evidentemente nunca fez mal passar a chupeta em um pouco de Funchicórea e acalmar um bebê com cólicas.
Existem inúmeros outros fitoterápicos que carecem de comprovação científica e nem por isso a ANVISA proíbe. Quitosana, PholiaNegra, PholiaMagra, Óleo de coco, por exemplo. Não sei qual o motivo para esta e outras diferenciações que a ANVISA faz. Acredito que todos imaginem uma causa, pensando em toda e qualquer agência reguladora do nosso país.

De qualquer forma, ainda não há substitutos para a Funchicórea... Como qualquer remédio indicado para cólicas e gases nos recém-nascidos, Funchicórea não é fundamental à vida...
Existem, inclusive, medicamentos mais eficazes para tratar destes incômodos dos primeiros meses de vida.
Mas que o pózinho ajudava,...ajudava.

Peça de museu

3 comentários:

  1. sou de cataguases, minas gerais e tenho o teu blog nos favoritos... muito bom
    a pediatra da minha filha falou que o incoveniente era so o açucar do funchicorea

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, de alguns anos para cá, o ingrediente não-ativo era SACARINA, não açúcar. O que não deixa de ser um pouco inconveniente, porque é um produto sintético (ainda que não faça mal).

    ResponderExcluir
  3. Assunto:FUNCHICÓREA PARA ANVISA

    ACHO QUE VOCÊS DEVERIAM PERGUNTA PRA MÃES DE VOCÊS QUAL REMÉDIO PARA CÓLICA ELAS USARAM QUANDO VOCÊS ERAM BEBÊS ! E PRA QUEM TEM FILHO, VOCÊS NUNCA USARAM ESSE REMÉDIO ?! ATÉ OS PEDIATRAS RECOMENDAM àS MÃES ESSE REMÉDIO !

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.