Chupeta - Postado por Jairo Len

Polêmica sem fim, o capítulo "Chupeta" ganha mais um ponto.
Meus pacientes sabem minha posição sobre o uso ou não de chupeta pelos recém-nascidos.
Coloco para os pais que, posto que somos mamíferos, há uma grande demanda de sucção pelos filhotes da nossa espécie. Privar as crianças da sucção não é interessante. Sugiro (em tom de brincadeira) que quem é contra o uso de chupeta deve colocar o seu bebê no seio sempre que ele mostrar que quer sugar - como fazem os mamíferos - macacos, por exemplo. E não deixar o bebê horas chorando, chupando as mãos, dedos e a própria língua.

De qualquer forma, falo aos pais que a decisão correta "é a deles". Dar ou não chupeta, ou quaisquer outras decisões em relação aos seus filhos, cabe aos pais.
Contra a chupeta, alguns profissionais ligados à área (fonoaudiólogos, odontopediatras, especialistas em amamentação) dizem que a prática reduz os índices de bom aleitamento materno.

O Novo Capítulo
Um estudo realizado na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, entre 2010 e 2011, avaliou 2.249 recém-nascidos e concluiu que, além de não atrapalhar as mamadas como se temia, a chupeta utilizada nos primeiros dias de vida estimula a amamentação no peito. Os resultados mostraram que a taxa de aleitamento exclusivo ao seio na maternidade estudada diminuiu de 79% para 68% após a abolição das chupetas, em dezembro de 2010.

Vale ressaltar (chupetas à parte) que 79% de aleitamento materno exclusivo é relativamente baixo - mas estes são padrões americanos, aonde o desmame é muito precoce por motivos de volta da mãe ao trabalho, entre outros poréns.

Por curiosidade, conto outro fato sobre a chupeta. Numa consulta de recém-nascido, meses atrás, eu falei o meu discurso "a favor" do apetrecho e, a avó da criança, no final, fez um comentário.
Odontopediatra e especialista em ATM (articulação têmporo-mandibular) há décadas, disse que em seu conhecimento (acadêmico universitário) relacionava o uso de chupeta com diminuição nos problemas de ATM. Isso porque a chupeta exercita a musculatura facial - o que fica faltando nas crianças que mamam a cada 3 ou 4 horas...

Último ponto, importante. Há 3 anos a Academia Americana de Pediatria, através de estudos com milhares de crianças, concluiu que o uso de chupeta durante o sono diminui o risco da Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Orientou que se pare de falar mal da chupeta - ainda que ache que novos estudos são necessários para começar a recomendar para todos o uso da chupeta.

Enfim... É um daqueles assuntos de infinita polêmica.

Usar ou não usar, eis a questão

Comentários

  1. Oi Jairo!!! Sempre passo por aqui e acho legal os temas abordados.
    Eu sou fonoaudióloga e era defensora de não usar chupeta, porém depois que virei mãe, as coisas mudaram e eu optei por oferecer a chupeta para minha neném. Acho que como tudo, o uso da chupeta deve ser feito com moderação e respeitar um limite de idade para retirá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana,
      Sem dúvidas. Não coloquei no post, mas é claro que não devemos colocar deliberadamente a chupeta (e sim quando a criança realmente quiser sugar) em também que há uma idade limite. Na Clínica, ao redor de 1 ano e 4 meses já começo a convencer as mães que é hora de tirar a chupeta.

      Excluir
  2. Ola Dr. Jairo, meu atual sonho é que meu bebe (4 meses) pegue chupeta e mamadeira e deixe de chupar o dedo! Oferecemos a chupeta, pela primeira vez, na primeira crise de cólicas, quando ele tinha cerca de 10 dias. Nesses eventos de dor, choro e incomodo ele pegada a chupeta muito bem (e olha que nem tinha Funchicoria, hein?), mas depois que as crises de colicas passaram ele mostrou que não gosta de nenhum tipo de bico que não seja o peito ou o dedão... é muito fofo vê-lo se deliciando com o dedo, mas sabemos que não é nada saudável. Temos uma luta incessante em tirar o dedo e colocar a chupeta, tirar o dedo e colocar a chupeta, tirar o dedo e colocar a chupeta..... ou tirar o dedo, tirar o dedo, tirar o dedo.... Por enquanto nenhum resultado, minha esperança é que quando eu parar de dar o peito e ele `ter que pegar a mamadeira` ele consiga largar o prazer do dedo e encontrar algum prazer na chupeta.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr Jairo, meu bebê esta completando 9 meses. Meu pediatra aconselha a tirar a chupeta agora com 9 meses. Gostaria de saber se na sua opinião tem algum problema eu tirar pois estou planejando fazer isso na proxima semana.
    Muito obrigada pela atenção
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chupet pode ser tirada em qualquer idade...! Portanto, sem qualquer problema. Pode tirar...

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado