Vacina contra Gripe/Influenza 2012 - Postado por Jairo Len

O frio começou.
Mas a temporada de gripe (doença respiratória causada pelo vírus Influenza) já iniciou-se há algumas semanas. Temos ouvido e visto de casos de Influenza A e B com frequência.

E a vacina contra  gripe/Influenza já está disponível, cepas 2012.
Nas verdade, há três anos, desde a epidemia de gripe suína, a vacina não muda "anualmente". São os mesmos vírus desde 2010.
Isso acontece porque os vírus que causam a gripe, nestes últimos anos, não mudaram. São os mesmos, pelos relatórios da Organização Mundial da Saúde.


Pergunta: se é a mesma vacina dos anos anteriores, porque devemos nos revacinar?
A duração da imunidade que a vacina confere é de aproximadamente um ano. Portanto, quem tomou a vacina em abril ou maio do ano passado, é hora de revacinar-se. Receber a vacina 2012 antes de um ano da dose anterior não tem qualquer problema.

Lembro que gripe não é resfriado. Memória fraca que temos...não vamos esquecer o pânico gerado na época da gripe suína. A doença é a mesma - menos epidêmica, claro - e merece sempre a nossa atenção.

Na Clínica Len de Pediatria fazemos a vacina rotineiramente nos bebês a partir dos seis meses de idade, dentro do calendário vacinal. As crianças até dois anos de idade são um grupo de risco importante. Mas todas as faixas etárias merecem a vacina - segura, raros efeitos adversos, e praticamente indolor à aplicação.


Comentários

  1. Boa noite, Dr. Jairo Len, sou de Belo Horizonte, e tenho lido sempre o seu blog, gosto muito das publicações. Eu gostaria de saber se há fabricantes desta vacina mais recomendados, e se o laboratório Abbott seria um deles. E quanto à que será disponibilizada nos postos de saúde? Muito obrigada! Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Clarissa,
    A Abbott é um excelente fabricante de vacinas, e a trivalente deles é feita na Inglaterra. Outros fabricantes muito bons são a GSK, a Sanofi Aventis, Novartis e a Solvay Pharma.
    Todas as vacinas tem os mesmos componentes virais - são "iguais".
    Quanto à vacina que será aplicada nos postos de saúde, não posso te informar. O governo nunca disponibiliza com clareza os fabricantes. Existem vacinas de todos os lugares do mundo (China, Brasil, India, etc)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ,doutor hj me cadastrei e desejo mais informações, se posível da discalculia e dispraxia.Obrigada,Patricia.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Jairo...somos paciente da clinica.
    Quem faz as vacinas ai na clinica, tem que se vacinar no posto?
    Obrigada
    Patricia Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia,
      Não há necessidade de vacinar no posto de saúde se a vacinação estiver completa, pela Clínica.

      Excluir
  5. Dr. Jairo Len,
    Que bom, muito obrigada pelas informações!
    Um abraço,
    Clarissa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado