quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gripe por Influenza (e a vacina) - Postado por Jairo Len

Apesar de ser assunto que parece esgotado, não é...

Reitero a importância da vacina contra Influenza Trivalente 2012.

Temos visto casos de H1N1 e de H2N3 (causada pelo Influenza A) com frequência. Inúmeras escolas tem mandado os "bilhetinhos" de casos de H1N1 em várias crianças por sala.

A vacina é a mesma há três anos, protege contra a gripe A (H2N3), B e H1N1 (a suína...) e deve ser aplicada anualmente. A vacina é segura, não causa a doença, não tem reações importantes.

Crianças a partir dos seis meses podem receber a vacina. Na Clínica Len de Pediatria vacinamos rotineiramente todos os bebês - a vacina já faz parte do calendário habitual de vacinas - recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações.

Só para lembrar, porque vejo que as mães e pais me perguntam com frequência, a Gripe é uma doença diferente dos resfriados. Os principais sintomas da Gripe (que é sempre causada pelo Influenza) são:
- Febre alta
- Tosse seca, dor de garganta
- Dores no corpo
- Dificuldade respiratória
- Parece bastante, clinicamente, uma pneumonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.