Últimas notícias - Postado por Jairo Len

Por causa das férias não postei com a frequência habitual. Não foi por falta de notícias importantes na saúde- faço então um pequeno resumo de algumas coisas importantes que aconteceram:

Bronzeamento artificial - um estudo publicado no British Medical Journal deste mês mostra que, na Europa, pode-se atribuir ao bronzeamento artificial para fins estéticos quase 800 mortes ao ano, relacionadas ao aparecimento de melanomas. A prática aumenta em 20% as chances de câncer de pele, dobrando quando a pessoa tem menos de 35 anos de idade.

Truvada - Foi aprovado pelo FDA o Truvada, primeiro medicamento indicado para a profilaxia da AIDS. Ou seja, a pessoa toma regularmente o medicamento e tem chance 44 a 73% menor de adquirir o vírus caso mantenha relacionamento sexual com portadores do HIV. Estudo feito em homens homossexuais, que diz que 700 mil pessoas não seriam contaminadas anualmente no mundo se usarem Truvada.
O que eu penso? Insanidade. Os casos de AIDS vão aumentar muito se os cuidados e a proteção de barreira não for usada, o que evidentemente vai acontecer com os usuários do medicamento. Tipo uma roleta russa com 4 balas e 6 culatras vazias no tambor...

Amamentação - Por falta do que fazer, nutrizes promoveram o "mamaço" na Espanha, aonde amamentam filhos coletivamente para incentivar a amamentação. Aconteceu na praia Santa Ponsa, na Espanha. Olhando a foto eu não sei se isso estimula a amamentação ou assusta algumas mães. Deixem as nutrizes em paz e...ajudem individualmente quem precisa, agindo nos nichos corretos (maternidades públicas, ambulatórios de gravidez de adolescentes, comunidades mais pobres e favelas).

Parto domiciliar - O CREMERJ vetou a presença de médicos nos partos domiciliares, assim como nas equipes de sobreaviso (plantão em casos de complicação). A medida visa diminuir o modismo que vem aumentando de forma institucionalizada. Vai haver briga... Concordo com a medida do CREMERJ, que não proibiu o parto domiciliar, mas sim colocou os "pingos nos is". Cada um no seu quadrado.

Gripe | Influenza - Temos visto um aumento de casos de Gripe A e Gripe A-H1N1. Isso sempre ocorreu nesta época do ano, e agora existem métodos diagnósticos que identificam a doença - o que não ocorria anos atrás. Não acho (por enquanto) que tenhamos qualquer epidemia e motivo para pânico, mas é sempre bom manter todos os cuidados de sempre e manter a vacina em dia, vacina aliás que está muito difícil de achar.

Comentários