Funcho, chicória e capim-cidreira - Postado por Jairo Len

A Funchicórea foi proibida por algumas questões técnicas e burocráticas da ANVISA. Tinha 70 anos de existência, nunca fez mal para ninguém...
Coisas do Brasil...
Já está no mercado o Funchobaby, uma "nova versão", só que de outro laboratório... Não se perde tempo neste país...! Viva a ANVISA!! Ao mesmo tempo acaba com um produto quase secular e permite outro, novo, quase igual. Eles sempre tem uma explicação razoável. Cada um de nós pode imaginar a sua versão...

De qualquer forma, bullying à parte, vamos ao novo produto. De acordo com informações de bula, é composto de funcho (erva-doce), capim-cidreira e chicória, em excipiente de xilitol e sacarina. A Funchicórea tinha o ruibarbo no lugar do capim-cidreira.

Na bula sugere-se diluir uma medida em 150 ml de água e oferecer durante o dia. Funchicórea também sugeria algo parecido, mas as mães usavam mesmo é o pó na chupeta. Alivia cólicas pelo sabor adocicado, porque nestas doses de "chupeta" não há qualquer princípio ativo em quantidade mínima.

Não são produtos que constem da minha prescrição e orientação, mas não contra-indico... Não acho que façam mal algum, e até podem ajudar a melhorar crises de cólicas. Que são benignas, mas incomodam demais os bebês e os pais.

Portanto, aí está. O Funchobaby está nas farmácias.

Esta sofreu bullying...

...e este apareceu...!

Comentários

  1. Prezado Dr Jairo, bom dia

    o Sr recomenda alternativamente o Colic Calm, vendido nos EUA? É uma opção melhor que o FunchoBaby?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive alguns pacientes que fizeram uso do Colic Calm, todos com cólicas mais intensas que o habitual. Mas, na minha amostra, não tive bons resultados.

      Excluir
  2. Dr Jairo, ainda sobre esse novo produto, seu uso pode influenciar de alguma forma o gosto alimentar da criança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Funchicórea (que deve ter gosto bem semelhante) não notávamos quaisquer alterações. Em geral são recém-nascidos só amamentados (seio ou fórmula), ainda não tendo iniciado outros alimentos complementares.

      Excluir
    2. Dr Jairo, obrigado pelas respostas.

      Excluir
  3. Oi dr tudo bem?
    Temos acompanhado seu blog eu e meu marido (que tb é médico) e gostamos muito!
    Gostaria de pedir se o sr nao poderia escrever alguns posts sobre sono do bebe.
    Meu bebe tem 4 meses e começou a acordar a noite, antes dormia super bem!
    Tem tanta coisa na internet ( saltos de crescimento, técnicas, deixar chorar, amamentar ou nao...), enfim, seria muito bom ler um pediatra conhecido e com bastante experiência falar sobre isso.
    Obrigada!!! Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Carol,
      No site da Clínica Len de Pediatria tenho uma sessão específica de textos sobre distúrbios do sono em crianças, escritos, inclusive, por uma psicóloga especialista no assunto. Dá uma lida, veja se ajuda vocês: http://www.clinicalen.com.br/psicologia.php

      No blog já escrevi sobre sono, algo mais superficial, que você pode ler: http://clinicalen.blogspot.com.br/2012/01/disturbios-do-sono-postado-por-jairo.html

      Excluir
  4. A Funchicórea ataca o fígado dos bebês?

    ResponderExcluir
  5. Olá dr jarro! O funxitol pode ser usado também em bebês?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Dr. Jairo,
    Gostaria de tirar uma duvida se possível, meu filho esta com 40 dias e esta tendo bastante cólica, a administração de Tylenol e Luftal é recomendada? E de quanto em quantas horas, ou somente quando a cólica aparece?
    Muito obrigada
    Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola
      Esta orientação só pode ser dada pelo(a) pediatra que acompanha seu filho.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado