quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mel e Tosse - Postado por Jairo Len

Sua bisavó ficaria felicíssima com este artigo publicado no Pediatrics On Line dois dias atrás... O Pediatrics é a revista mais respeitada em matéria de pediatria no mundo.

Pesquisadores da Pediatric Ambulatory Community Clinic, Petach Tikva, Israel, fizeram um estudo comparando o uso de mel e placebo para acalmar a tosse noturna, em 300 crianças de um a cinco anos de idade. Para um grupo de crianças, deram mel. Para o outro, placebo (no caso, um extrato viscoso de tâmaras). Foram excluídas do estudo crianças com diagnóstico de doenças mais importantes, como asma, pneumonia ou laringite.

Resultados: houve melhora da tosse noturna no grupo de usou o mel, de forma significativa em relação ao placebo.

Foram usados três tipos de mel, e não houve diferença entre os tipos de mel usado em relação à melhora da tosse. Tanto faz. A dose foi de 10 gramas (uma colher de sobremesa) antes da criança dormir.

Importante lembrar que o mel não deve ser usado em bebês com menos de um ano de idade e também que ele, por ser rico em açúcar, causa cáries se usado a longo prazo sem a devida escovação dos dentes.

Sua avó já sabia disso faz tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.