A confusão dos "leites" - Postado por Jairo Len

Post revisto/atualizado em 14/06/2018

Mais uma notícia para confundir as mães e pais. "O Procon investiga composto lácteo da Nestlé que tem 'cara' de leite".
Trata-se do Ninho Fases (1+, 3+), que é um produto classificado como composto lácteo, uma vez que não é um leite como os outros (Ninho Integral ou Instantâneo). Mas a embalagem deles é muito semelhante.
O que isso tem de importante na prática?
A meu ver, absolutamente nada.

Tanto os Ninho Fases como o Instantâneo ou Integral são excelentes "leites" para as crianças. Cada um com suas particularidades.

Os Ninho Fases são compostos lácteos ou leites de crescimento aonde a gordura láctea foi totalmente retirada e foi acrescida gordura vegetal (mais saudável), além de vitaminas, ferro, prebióticos... E, claro, para o gosto ficar bom, acrescido também de xarope de milho.

É a intenção da Nestlé de tornar os Ninhos leites mais parecidos com as fórmulas lácteas (como o NAN 1, 2 ou 3), que sem dúvida são os alimentos mais adequados para crianças até dois anos de idade (incluindo o Neslac Supreme e o Neslac Comfor, o composto lácteo mais completo da Nestlé).

Também são compostos lácteos o Milnutri (da Danone) e o Enfagrow (da Mead Johnsons)

O fato da gordura ser vegetal (nos compostos lácteos Ninho Fases) é, a meu ver, um ponto excelente na alimentação infantil.
Pouquíssimo colesterol, como em um leite desnatado.

As calorias destes compostos são as mesmas dos leites comuns.
Por causa do xarope de milho, a escovação dos dentes é necessária após o Ninho Fases (e, convenhamos, após quaisquer alimentos ou leites).

Além destes tipos todos de Ninho, a Nestlé ainda tem o Ninho Levinho (semi-desnatado) e o Ninho Zero Lactose (para casos específicos). Uma linha bastante completa.

Este imbróglio dos leites e compostos lácteos não vai levar a nada...exceto causar mais confusão na cabeça dos pais.


Este é leite...
Estão são compostos lácteos...



Comentários

  1. Jairo, eu li sobre isso e torci para que vc comentasse...Aqui em casa eles só tomam Ninho +3 ou +5, depende do que acho , pois nem sempre tem o 5, e eles adoram. Já tentei dar leite de caixinha, mas eles não tomam....e no fim descobri que ninho é bem mais fácil!!! para viajar, levar para qualquer lugar.....eles tomam leite todos os dias !!!!!1 copo de manhã sempre e o ENrico toma no final do dia na escola, já que ele acaba a aula 5:00 mas espera o irmão até ás 6, e nesse horário a escola oferece um jantarzinho,mas eu prefiro que ele tome o leite e jante mais tarde em casa.
    Vamos continuar com o Ninho.....
    Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Ótimo seu artigo sobre os tipos de leite Dr Jairo, adorei , muito esclarecedor , Um abraço Lucia De Grande Lopes

    ResponderExcluir
  3. Dr, o nam é um leite muito caro, qual dos ninhos posso dar ao meu filho de um mês de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ausência de leite materno, as crianças até 12 meses de idade não devem receber compostos lácteos (Ninho Fases) ou leite integral (demais Ninhos e leites comuns). Devem receber FÓRMULAS LÁCTEAS, como é o caso, por exemplo, de NAN, Aptamil, Enfamil, Similac, Bebelac, Nestogeno, entre outros.

      Excluir
  4. Dr, o nam é um leite muito caro, qual dos ninhos posso dar ao meu filho de um mês de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idealmente as crianças até 12 meses de idade, em não havendo leite materno, não devem receber compostos lácteos (Ninho Fases) ou leite integral (demais Ninhos e leites comuns). Devem receber FÓRMULAS LÁCTEAS, como é o caso, por exemplo, de NAN, Aptamil, Enfamil, Similac, Bebelac, Nestogeno, entre outros.

      Excluir
  5. Dr. Jairo, li seu artigo sobre os tipos de leite ninho e achei muito interessante. Sei que o mais importante mesmo para um bebe é o leite materno, mas infelismente tive muito pouco leite e a pediatra do meu bebe passou o leite Nan 1, por ser muito caro e o bebe já esta com um mês de vida e meu financeiro não anda muito bom, resolvi dar-lhe o ninho, ai veio a duvida, dou o ninho instanteneo ou fase 1, justamente por haver essa confusão que colocam na cabeça das mães. O que o senhor me sugere? Muito grata. Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Anna,
      Na ausência de aleitamento materno, os bebês, de até 1 ano de idade, devem exclusivamente utilizar fórmulas lácteas, e não compostos lácteos (como o Ninho 1+) ou leites integrais ou in natura.
      Existem inúmeras fórmulas lácteas, algumas mais baratas que as outras, mas nenhuma delas tem o custo dos leites integrais ou compostos lácteos. São sempre mais caras.
      Faça uma pesquisa de preços. A Nestlé e a Danone, por exemplo, fabricam fórmulas lácteas de menor custo, como o Nestogeno e o Milupa, respectivamente.
      Converse com o pediatra que acompanha seu filho.

      Excluir
  6. Dr. Qual o melhor leite para dar para crianças entre 1 e 4 anos? Em pó ou de caixinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o melhor, até os 4 anos de idade, são os compostos lácteos, todos eles em pó (como os Ninho Fases e o Milnutri).
      Entre 1 e 2 anos de idade minha recomendação é a manutenção da fórmula láctea, como o Aptamil 3, NAN 2, Similac 2.

      Excluir
    2. Minha filha está com 1 ano e dois meses, e o pediatra dela disse que não haveria problemas em manter a fórmula que toma atualmente (Aptamil 3), por mais um tempo. Porém eu vi que no rótulo diz que é indicado somente até completar 1 ano, então mudei agora para o Ninho Fases 1... Mais agora o senhor mencionou acima para mantê-lo até os 2 anos.... Poderia ter mantido, mesmo que não reomendado pelo fabricante? Obrigada! Adorei o post!

      Excluir
    3. Nadila
      Infelizmente a tosca legislação brasileira a cerca de leites infantis ainda não permite a indicação das fórmulas lácteas (como o Aptamil 3) para crianças maiores de 1 ano. Mas seu uso é indicado e permitido (só não pode constar no rótulo).

      Excluir
  7. Qual o melhor leite para crianças de 1 e 4 anos? em pó ou em caixinha?

    ResponderExcluir
  8. qual ninho posso dar ao bebe d 1 mes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idealmente as crianças até 12 meses de idade não devem receber compostos lácteos (Ninho Fases) ou leite integral (demais Ninhos e leites comuns). Devem receber FÓRMULAS LÁCTEAS, como é o caso, por exemplo, de NAN, Aptamil, Enfamil, Similac, Bebelac, Nestogeno, entre outros.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idealmente as crianças até 12 meses de idade não devem receber compostos lácteos (Ninho Fases) ou leite integral (demais Ninhos e leites comuns). Devem receber FÓRMULAS LÁCTEAS, como é o caso, por exemplo, de NAN, Aptamil, Enfamil, Similac, Bebelac, Nestogeno, entre outros.

      Excluir
  10. Existe alguma leite ninho especifico para bebe de 6 meses?

    ResponderExcluir
  11. Existe alguma leite ninho especifico para bebe de 6 meses?

    ResponderExcluir
  12. Dr. Jairo, boa tarde
    Meu nome é Luciane e sou mãe de um menino de 1 ano e 10 meses. Até o meu filho completar 1 ano e 2 meses ele tomava o NAN 2.Ele teve uma virose (giardia) muito forte que provocou uma intolerância a lactose. Desta forma eu dei por uns 3 meses um leite especial sem lactose e agora eu dou o ninho baixa lactose que está super bem adaptado. Porém preciso iniciar a readaptação com o leite normal (misturar o baixa lactose com o que contém lactose). Por isso eu não sei o que dar: se é ninho 1 + (em pó) ou o fortificado (que vem na caixinha). Também eu sempre dou junto com o leite (ninho baixa lactose) sustagem kids morango, ou neston vitamina para dar um gostinho, pois ele não queria tomar nada... É possível misturar no ninho 1+ sustagem kids ou neston vitamina, pois receio que é muito pó misturado. Assim o senhor vê que estou cheia de dúvidas... Agradeço muito o retorno.

    ResponderExcluir
  13. Luciane
    O ideal nesta faixa etária, uma vez que está usando o leite Ninho, é o Ninho 1+. Você pode acrescentar os "pós" que vem acrescentando, sem qualquer problema.

    ResponderExcluir
  14. Ola boa tarde Dr Jairo ,
    Estou com uma duvida muito grande , minha Bebe ja 1 aninho e 1mes , dei a ela o leite ninho fases1 , ate então ela só tomava o nestogeo2 , então notei que suas feses sairam um pouco mole e com cheiro esquesito, isto é mornal?
    Qual melhor leite para esta fase , o ninho fases ou o ninho integral fortificado ? Desde já agradeço muito !!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!
    Ideal é o Ninho 1+, um composto lácteo próprio para esta faixa etária. A mudança nas fezes é normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dr. O leite lactosinho ninho é mais fraco? Percebi qque minha filha emagreceu. Gostaria de dar um leite mais forte. Qual me recomendaria? Tentei o milnutri só dava diarréia.

      Excluir
    2. Bom dia. Necessária avaliação detalhada pediática para responder essa pergunta.

      Excluir
  16. Olá Dr. Jairo,
    Queria tirar uma grande duvida, meu filho tem 6 meses, ate agora ele só mamou leite materno, porém não esta mais sustentando ele, ele não quis o ninho..Qual tipo de leite eu poderia dar a ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ausência de leite materno, as crianças até 12 meses de idade não devem receber compostos lácteos (Ninho Fases) ou leite integral (demais Ninhos e leites comuns).
      Ideal é oferecer qualquer uma das FÓRMULAS LÁCTEAS, como é o caso, por exemplo, de NAN, Aptamil, Enfamil, Similac, Bebelac, Nestogeno, entre outros.

      Excluir
  17. Caro Médico Jairo. Muito interessante essa página com informações.

    Sobre a substituição da gordura láctea por gordura vegetal, nessa faixa etária considerada: não é o momento de maior desenvolvimento cerebral e de tecido nervoso? Não é necessária gordura saturada para produzir a mielina necessária para esse desenvolvimento? Além disso, na infância dificilmente temos casos de ociosidade - a maioria das crianças apresenta alta atividade física mesmo que não "pratique esportes". Se isso que comentei procede, não é arriscado tratar as crianças como adultos em relação ao consumo de gorduras saturadas, ou seja, será que isso não pode induzir as famílias a evitar exageradamente as gorduras saturadas a ponto de não haver o máximo desenvolvimento nervoso (cerebral) que poderiam ter?

    Obrigado

    Marson
    Zootecnista, MSc. e Dr. em Nutrição Animal - suínos e aves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marson,
      As fórmulas lácteas indicadas para primeiro e segundo ano de vida contém, todas elas, gorduras saturadas.Por exemplo, no caso do APTAMIL 3, cada 100g do pó contém 20g de gorguras, sendo 40% (= 8g) de gorduras saturadas. A mesma quantidade (8g por 100g) de gorduras saturadas é encontrada nos NINHO FASES 1+, 3+, 5+.
      Além deste detalhe, lembro aos pais sempre que a "carne" (frango, bovina) também é fundamental ao desenvolvimento e são importantes fontes de gorduras saturadas. As crianças também, a partir de 1 ano, devem ingerir demais laticínios, como queijo, requeijão, manteiga e iogurtes, ricos em gordura saturada. Nos Estados Unidos, só para exemplificar a importância de gorduras saturadas - há o hábito das crianças comerem a "peanut butter", que são aquelas pastas de amendoim, riquíssimas em gorduras saturadas.

      Excluir
  18. Dr., meu filho tem 5,8 anos e tomou ninho 1+, Ninho 3+ e Ninho 5+, porém ha cerca de 5 meses nao encontro mais o Ninho 5+ nenhum mercado, em SP! Voltei a dar o ninho 3+, mas gostaria de dar o composto mais indicado para a fase de crescimento dele! Existe alguma outra marca que o senhor pode me indicar para esta fase? Pq sera que o Ninho 5+ parou de ser distribuído?

    ResponderExcluir
  19. Maria Fernanda,
    Enquanto não achar o 5+, pode usar sem qualquer restrição o 3+.
    De acordo com a Nestlé (SIC) não há problemas em relação à distribuição deste composto lácteo.

    ResponderExcluir
  20. Meu filho tem 2 anos e 5 meses, desde 1 aninho toma NINHO1+, dei o APTAMIL3 e ele está adorando. Qual seria o mais indicado nesta idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geany
      Nesta faixa etária não há diferenças, em teoria, no uso de um composto lácteo (ninho 1+) ou uma fórmula láctea (Aptamil 3).
      Portanto, tanto faz.

      Excluir
  21. Gostaria de saber? meu filho tem um e 4 meses e o pediatra pediu para continuar com o leite ninho 1+ ele pude perceber que não é leite integral, tenho muita dúvida sobre ninho fortificado , ninho leite em pó integral e ninho instatãneo, qual é a diferença? posso dar o ninho leite em pó integral, pois o leite ninho1+ tem leite parcialmente desnatado, e o pediatra disse que não pode dar leite desnatado para meu filho, não entendi nada, senod que tem muitas maes me fala que tenho que dar leite ninho fortificado, pois o fases1 + é composto e não é leite,pois depois de 1 aninho pode dar leite integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Silvana
      Para a idade do seu filho julgo ideal o composto lácteo (Ninho 1+). Apesar de ser um leite desnatado, ele é acrescido e contém todas as gorduras necessárias para o desenvolvimento da criança nesta faixa etária.
      De qualquer forma, todos os leites Ninho citados podem ser usados nesta idade, sem trazer nenhum prejuízo.
      Uma coisa é o "BOM", outra o "IDEAL".

      Excluir
  22. Dr. Por que continuar com a fórmula infantil até 2 anos? O que vai mudar se der formula ou leite integral? Estou com dúvida nisso essa questão não é unanime. Meu filho tem 1 ano e 1 mês e continuo com a formula, mas minha amiga que é nutricionista disse que em termos nutricionais é ilusão, se a criança já se alimenta normalmente. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela
      A fórmula láctea é o alimento ideal até os 2 anos de vida ("primeiros 1000 dias de vida"), por sua composição absolutamente completa e balanceada, presença de nucleotídeos, DHA, ARA, Ferro e minerais. Isso é consenso nas sociedades de gastropediatria e nutrição pediátrica no mundo todo.

      Excluir
  23. Dr. por que devo continuar com a formula infantil após 1 ano? Essa questão não é unanime, vejo alguns poucos dizendo que a formula deve ser mantida e outros dizem que é ilusão já que a criança come outros alimentos. Meu filho tem 1 anos e 1 mês e estou nesse dilema. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela
      A fórmula láctea é o alimento ideal até os 2 anos de vida ("primeiros 1000 dias de vida"), por sua composição absolutamente completa e balanceada, presença de nucleotídeos, DHA, ARA, Ferro e minerais. Isso é consenso nas sociedades de gastropediatria e nutrição pediátrica no mundo todo.

      Excluir
  24. Olá, gostaria de saber porque os menores de 1 ano ( ou próximos de 1 ano, como 10 meses por exemplo) não podem/devem tomar o leite, e sim fórmulas. Que mal fará se um bebê tomar o leite normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela
      A fórmula láctea é o alimento ideal até os 2 anos de vida ("primeiros 1000 dias de vida"), por sua composição absolutamente completa e balanceada, presença de nucleotídeos, DHA, ARA, Ferro e minerais. Isso é consenso nas sociedades de gastropediatria e nutrição pediátrica no mundo todo.

      Excluir
  25. Boa tarde Dr.
    A minha filha tem 5 meses, e não aceitou nenhum leite..os de formulas. ela ainda toma leite materno, mas esta pouco para ela, qual ninho devo usar? fases ou fortificado?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rita
      Uma vez que a recomendação para esta faixa etária são fórmulas lácteas (e não compostos lácteos ou leite integral), acho que esta orientação deve ser realizada pelo pediatra que acompanha sua filha ou nutricionista, se for o caso.

      Excluir
  26. Boa tarde Dr.
    A minha filha tem 5 meses, e ainda toma o leite materno, mas esta pouco para ela, tentei dar todos os leites de formulas, mas não aceitou, estou querendo dar o ninho, só queria saber qual eu dou o fases ou fortificado?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rita
      Uma vez que a recomendação para esta faixa etária são fórmulas lácteas (e não compostos lácteos ou leite integral), acho que esta orientação deve ser realizada pelo pediatra que acompanha sua filha ou nutricionista, se for o caso.

      Excluir
  27. Olá Dr.

    Para um bebê de 1 ano e 1 mês, qual é melhor: Aptmil 3 ou ninho fase 1+ ? Nossa pediatra recomendou o uso do ninho fases 3+ . Está correto para essa idade ? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fórmula láctea, que é o caso do Aptamil 3. O Ninho 1+ é uma opção boa caso não haja boa aceitação.

      Excluir
  28. Dr. que tipo de leite ou composto eu posso dar ao meu filho de seis meses.Ele ainda mama no peito,eu tenho dado papinhas e frutas,só que ele come bem pouco praticamente nada,e as vezes tenho a impressão de que ele ainda esta com fome principalmente depois de mamar.me ajude por favor.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é uma fórmula láctea. Mas no caso doo seu filho acho importante a avaliação pediátrica, para ver se o ganho de peso e comprimento estão adequados. A alimentação correta nesta faixa etária é fundamental.

      Excluir
  29. Olá, Dr.

    Devido a pouco ganho de peso, desde 1 mês de vida eu complemento a amamentação do meu bebê com NAN Comfor por orientação do pediatra.
    Meu bebê está completando 6 meses, devo trocar para o NAN Comfor 2 ou manter o NAN Comfor 1 no 6º mês? Em ambas as latas consta a mesma quantidade de leite para o 6º mês e fico na dúvida se faz alguma diferença para o bebê em questão de vitaminas e se "sustenta" mais o NAN 2. Em questão de preços vejo que o NAN 2 é mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é o NAN 2 Comfor, que tem a fórmula adequada para o segundo semestre. Ele é mais barato por pura questão de mercado, comercial.

      Excluir
  30. Boa tarde Dr jairo!
    Meu nome é Simone e tenho dúvidas quanto a linha do Nestogeno...se é uma formula realmente adequada? como tem um baixo custo ela fornece todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento de um bebe saudável e que não pode ser amamenado? tem teores adequados de DHA e ARA?Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      O Nestogeno é uma 2ª marca, mais econômica, da Nestlé. Ainda que ele cumpra as exigências da OMS em relação aos nutrientes, não é completo como o NAN (por exemplo, por não conter DHA e ARA).

      Excluir
  31. Olá, Dr.Jairo minha filha foi diagnosticada com APLV da forma branda aos 4 meses de idade fiz dieta de exclusão e ela melhorou os sintomas quando começou a comer eu passei a dar iogurte pra ela queijo e até leite fermentado os quais não deram reação alguma nela,mas quando eu tomo leite de vaca ou quando ela come sorvete saem pequenas bolinhas ao redor da boca onde o sorvete entrou em contato, não tendo maior reação apenas isso. ela está com 1 ano e 9 meses único leite que toma é o materno nunca dei leite de vaca e ela não aceitou as formulas especiais e estou tentando fazer o desmame. minhas perguntas são: ela precisa de leite? se sim posso tentar formula lácteas elas são diferentes do leite integral o que o Sr me sugere? Grata obs: os médicos da minha cidade são equivocados em relação a esse assunto alem de não existir gastro pediatra nem minha cidade nem na região tudo o que sei e quem descobriu a APLV fui eu pesquisando na internet e comprovado por exame de sangue

    ResponderExcluir
  32. Dr. Tenho uma filha com 2 anos e 8 meses e ela não gosta de frutas e verduras ela ingeriu o ninho 1+ fases até janeiro/2014. Posso oferecê-la o leite natural ou é melhor o leite industrializado? Atualmente, ela ingere o integral industrializado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Dr qual a diferenca do ninho instantaneo e integral.? Pois a minha bebe tem 1 ano e eu fui dar o ninho fases 1+ e soltou o intestino dela.

    Att
    Elaine

    ResponderExcluir
  34. e a diferença entre os leites simlac 2, nan2 e nestogeno 2? Qual o mais indicado?
    Desde já, grata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      São formulas de características diferentes, sendo o NAN 2 e o Similac 2 mais indicados (fórmulas de primeira linha). Cada criança aceita e tem melhores resultados com determinadas fórmulas.

      Excluir
  35. Bom dia posso trocar o leite de baixa lactose que minha filha de 03 anos e meio está tomando para o ninho 3+.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Necessáio avaliação pediátrica para individualizar a conduta.

      Excluir
  36. Olá Dr. parabéns pela matéria! Tenho 2 filhos 1 com 1 ano e 3 meses que vem tomando 1+ desde que completou 1 ano e o outro de 5 anos e 4 meses que tomou o ninho nas suas respectivas fases, porém a 4 meses nao tenho encontrado o 3+ e nem o 5+, apenas o 1+ e ele vem tomando desde então, tem algum problema, ou dou a ele o ninho tradicional instantâneo? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para as crianças entre 1 e 2 anos, ideal são formulas lácteas ou compostos lácteos completos. Mas você mannter o Ninho 1+. Para a sua filha, qualquer tipo de leite integral ou Ninho Instantâneo.

      Excluir
  37. Ola Dr Jairo! Minha filha tem 1 ano e 3 meses, estava tomando Nestogenio 2, mas ha uns 10 dias estou inserindo o Ninho +1, mas depois que li este artigo fiquem em duvida! Devo continuar a introduzir o Ninho +1 ou voltar a dar uma formula lactea ate que ela complete 2 anos? Em caso do ideal ser a formula lactea, qual o senhor considera a melhor e mais complete para esta idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meu ver os leites ideais até os 2 anos são as fórmulas lácteas, que atualmente temos duas: NAN 3 Comfor e Aptamil 3.

      Excluir
  38. Oi Dr.
    Gostaria de saber se o xarope de milho que contém no leite ninho fases se não pide causar diabetes tipi B em crianças? E apartir de qual idade a criança pode consumir o leite de vaca e o leite em pó conum que nós consumimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum problema no xarope de milho usado nos leites Ninho Fases. Leite em pó comum, a partir dos 2 anos de idade.

      Excluir
  39. Dr. Gostaria de saber de o extrato de milho que contém no leite ninho para crianças se nao pide causar algum tipo de diabete B pois já li em Blogs sovre isso.
    Outra pergunta é se tem algum problema crianças consumirem o leite em pó comum, se não que problemas pode trazer? E com idade já pode acrescentar na alimentação deles esse leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum problema no xarope de milho usado nos leites Ninho Fases. Leite em pó comum, a partir dos 2 anos de idade.

      Excluir
  40. Dr. Eu tentei dar para a minha filha que tem 1 ano e um mês os compostos lácteos enfagrow, milnutri e ninho1, mas ela não adaptou,medula muita diarréia. Estou dando para ela o enfamil 2, ele é adequado para crianças a partir de 1 ano? Fico com receio de faltar nutrientes para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Enfamil 2 é uma EXCELENTE fórmula láctea para ser usada no segundo ano de vida. Pode manter.

      Excluir
    2. Dr... Gostaria de saber qual formula vc me aconselha a dar para minha filha,ela esta com 2 meses pois só meu leite ñ esta sustentando ela, a pediatra me recomendou dar Nan 1 Pro, so q ressecou ela muito, ai passei a usar no Nan Confor so q ñ notei melhoras, e agora estou dando o Nestogeno so que ela esta espremendo muito, fazendo muita força, gostaria da sua ajuda.

      Excluir
  41. Doutor, meu filho tem 1 ano e 1 mês, não mama mais. Algumas semanas atra eu percebi que ele sente fome durante a madrugada, e o alimento com leite ninho1+. Gostaria de saber se é certo a alimentação durante a madrugada, e se ela pode ser feita com esse leite ou deveria mudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Doutor, meu filho tem 1ano e 1 mês. Algumas semanas, percebi que ele tem sentido fome durante a madrugada e dou leite pra ele (ninho1+) queria saber se esse leite é adequado e se a alimentação durante a madrugada é adequada também?

    ResponderExcluir
  43. Dr. Jairo, minha filha tem 2 anos e 2 meses está numa fase em que não está se alimentando bem. Gostaria de saber qual o melhor ''leite'' para suprir uma eventual falta de nutrientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um dos compostos lácteos disponíveis são uma excelente opção.

      Excluir
  44. Por favor, qual o melhor leite para dar para uma crianca de 1 ano e 4 meses? Vi tantos (nan 3, aptamil 3, Enfamil 2, entre outros...) que nao sei qual escolher... Obrigado

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Dr.

    Meu filho não mamou no peito, pois não tive leite. Então o pediatra prescreveu Nan. Hoje, com 2 anos e 4 meses, eu por conta própria, sem prescrição médica, dou Nan 3 pro meu filho, quando ele acorda e antes de dormir. Isso tem sido motivo de muita briga com meu marido, pois ele falou que os filhos de seus amigos (os 2 com media de 1 ano) ja tomam leite de vaca, porque o pediatra disse que o Nan depois de certa idade é prejudicial e atrapalha o desenvolvimento da criança. Isso procede??????? Estou prejudicando meu filhote????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O NAN 3 Comfor é uma fórmula láctea 100% completa e pode ser usada até os 5 anos de idade.

      Excluir
  46. BOM dia, meus filhos tem oito meses posso dar o ninho qual o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta faixa etária o recomendável é o uso de fórmulas lácteas (e não compostos lácteos, como o Ninho).

      Excluir
  47. Dr. jairo, minha filha está com 1 ano e 4 meses e desde de 10 meses eu dou o Aptmail 3 a ela, e vi seu comentário qto a não permissão de se colocar na lata que esta formula possa ser dada até 2 anos, sendo que minha -preocupação é que uma amiga viu na internet que dar Aptmail 3 até 2 anos pode fazer mal a criança. Será que tem alguma contra-indicação pôr não constar na lata até que idade usr o leite? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absolutamente nenhuma contra-indicação. É uma excelente fórmula láctea até dois anos ou mais.

      Excluir
  48. Dr Jairo o que vc acha sobre o Milnutri, minha filha está com 1ano e 8 meses e está tomando esta fórmula. Devo continuar ou mudar para outro composto? Desde já agradeço pela atenção.

    Att Maria Jandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jandira,
      O Milnutri é um excelente composto lácteo, completo. Mantenha-o enquanto a sua filha estiver aceitando adequadamente.

      Excluir
  49. Dr Jairo minha filha está com 1 ano e 8meses e está usando Milnutri. O que vc acha desta fórmula? Tem alguma sugestão?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jandira,
      O Milnutri é um excelente composto lácteo, completo. Mantenha-o enquanto a sua filha estiver aceitando adequadamente.

      Excluir
  50. Doutor meu filho sempre tomou aptamil e agora ele fez um.ano e desde os 10 meses ele.toma o 3 até quanto tempo devo.continuar. Com o aptamil tem gente me dizendo q é só até um ano.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde. Minha filha completou 1 ano, tomou Aptamil AR, pois golfava MT (diagnosticada com refluxo leve) e depois a pediatra mudou para Aptamil 3. Mas agora mudei para o Ninho 1+. Porém, tem feito fezes muito mole. Será que é da mudança para o Ninho? Volto para o Aptamil 3 ou Milnutri? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Almeida
      Acho ideal que você converse com o pediatra que fez as mudanças de leite, uma vez que é ele quem conhece o histórico da sua filha.

      Excluir
  52. Boa tarde. Minha filha completou 1 ano, tomou Aptamil AR, pois golfava MT (diagnosticada com refluxo leve) e depois a pediatra mudou para Aptamil 3. Mas agora mudei para o Ninho 1+. Porém, tem feito fezes muito mole. Será que é da mudança para o Ninho? Volto para o Aptamil 3 ou Milnutri? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Almeida
      Acho ideal que você converse com o pediatra que fez as mudanças de leite, uma vez que é ele quem conhece o histórico da sua filha.

      Excluir
  53. Bom dia!
    Minha filha vai fazer 2 anos em Agosto e gostaria de saber se ela já pode tomar leite integral de caixa, desses que são vendidos no mercado, padaria e etc.. e o que misturar no leite. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana
      pode sim. Quanto ao "que" misturar ao leite, depende de avaliações de peso, estatura, curva de evolução ponder-estatural, etc...

      Excluir
  54. tenho um filho de 2 anos e 8 meses e uma menina de 4 anos e 4 meses, eu dou para os dois 2x ao dia o leite ninho fortificado, eles vão ter algum prejuízo com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há qualquer problema, nesta idade de ambos, usar o Ninho Fortificado.

      Excluir
  55. Dr meu BB com 7 meses o nan nestogeno vomita tudo comecei dar aptamil HA e um dia fui comprar e não achei então comprei Similac sem lactose mama bem não vomita nada só q é caro e da para 4 dias uma lata, resolvi dar ninho caixinha sem lactose e também vomitou, agora meu BB tem alergia a lactose ou proteínas do leite ??? Qual sua opinião c
    Baseado em experiência???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane
      Bom dia. Pelas informações que você passou não é possível fazer algum diagnóstico de APLV ou qualquer intolerância à lactose, mesmo que ele se deu bem com o Similac Sensitive (que é sem lactose e também extensamente hidrolisado, o que diminui a APLV). Não use leites de caixinha nesta faixa etária.

      Excluir
  56. Meu filho vai fazer 5 anos, ate quantos ano posso dar o Milnutri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode manter...mas não há mais necessidade nesta faixa etária.
      Não há limite de idade para o milnutri.

      Excluir
  57. Doutor minha bebe tem seis meses posso dar leite de vaca pois e mais barato devo dar so o leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laiane,
      Não dê leite de vaca. Faça um esforço econômico, peça aos padrinhos, economize, se possível, em outras coisas. Há opções mais baratas de fórmulas lácteas para esta faixa etária, como o Nestogeno ou o Milupa.

      Excluir
  58. Dr. Jairo Len, Bom dia, Meu filho tem 1 ano e quatro meses, tem intolerância a lactose, gostaria de saber se posso dar para ele o ninho baixa lactose, até porque ele ainda toma Aptamil sem lactose. O leite de caixa pode ser dado nessa idade e o aptamil sem lactose diz que só pode ser utilizado por crianças até um ano, obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Dr. Jairo Len, Bom dia, Meu filho tem 1 ano e quatro meses, tem intolerância a lactose, gostaria de saber se posso dar para ele o ninho baixa lactose, até porque ele ainda toma Aptamil sem lactose. O leite de caixa pode ser dado nessa idade e o aptamil sem lactose diz que só pode ser utilizado por crianças até um ano, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Recomendo que mantenha o Aptamil Sem Lactose até 2 anos. O fato de ser indicado só para crianças até 1 ano de idade é por conta da TOSCA legislação brasileira sobre o assunto.

      Excluir
  60. Olá Doutor Jairo Len,

    Parabéns pelos comentários postados e pela sua disponibilidade em orientar os pais, diante do "dilema dos leites". Também estou com esse dilema! Minha bebê tem 1 ano e 1 mês, ela amamenta nos momentos em que estou em casa. Quando estou ausente e antes de dormir, no período da noite, ela toma NAN 3 Confor. Ela toma no máximo 100 ml dessa fórmula tanto nos momentos da minha ausência quanto antes de dormir. Assim, estou pensando em dar o Ninho 1+ durante o dia e o NAN a noite ou vice-versa. Qual a sua sugestão?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Catiana,
      O "bom" leite é aquele que a criança aceita melhor. Portanto acho que vale a pena testar o Ninho Fases 1+ - caso ela aceite um volume bem melhor, ótimo. Se em determinados períodos (realmente os noturnos) o NAN 3 é bem aceito, mantenha-o nestes horários.

      Excluir
  61. Bom Dia, Dr. Jairo Len!!

    Tenho 2 filhos... a mais velha tem 2,7 anos e toma Ninho Fotificado e o mais novo, tem 9 meses e toma o Nestogeno 2, pois tem refluxo (hoje, controlado com medicação) e este foi o que melhor se adaptou. MInha dúvida é:
    1 - Para a minha mais velha, o melhor seria o Ninho 2+ ou 3+?
    2 - Sempre fui muito preocupada com esta questões dos leites e sempre li muito sobre o assunto... O Nestogeno, não possui os ácidos DHA e ARA. Eu preciso tentar introduzir uma outra fórmula, mais "rica", para meu filho de 9 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Não existe Ninho 2+. Até os 3 anos, mantenha o Ninho 1+. Após os 3 anos, use o Ninho 3+.
      2. Se o seu filho se adaptou bem com o Nestogeno 2, deve mante-lo.

      Excluir
  62. Dr. Jairo eu não sei o que faço para saber se meu filho é intolerante ou não a lactose, quando eu dei lactose a ele antes dos seis meses ele não defecava e só conseguia fazer quando eu dava medicação PENTALAC, agora quando eu dou qualquer coisa com um pouco mais de lactose ele fica com diarreia, ele toma até hoje leite sem lacotose, NAM SEM LACTOSE, será intolerância mesmo ou outra coisa, pq ele morre de cólica quando eu tento dá leite ninho normal pra ele, hoje ele tem 1 ano e cinco meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deve procurar um pediatra ou gastropediatra que possa te fazer a orientação. Existem exames que podem diagnosticar intolerãncia à lactose com precisão.

      Excluir
  63. Olá Dr. Jairo, Boa noite! Meu filho acabou de completar 1 ano de idade e até os seis meses ele tomou o enfamil 1 e depois o enfamil 2. Podemos continuar dando o enfamil 2 até que idade? Ou é melhor trocar por algum outro?
    Obrigado
    Wagner

    ResponderExcluir
  64. Boa noite Dr. Jairo
    Meu filho há 01 ano nasceu de 26 semanas de gestação com 690 gramas, hoje com 9kg....
    sempre tomou Aptamil desde sua alta hospitalar, foi mantido por recomendação médica. Minha duvida é será que posso mudar para Milnutri pois é da mesma marca ( danone ) e tem um bom preço? em questão nutricional para ele como nasceu prematuro qual o melhor leite a ser tomado?
    Obrigada,

    Giovana Milani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana
      Salvo que exista alguma recomendação específica do pediatra que acompanha seu filho, julgo que o melhor até os dois anos de idade são as fórmulas lácteas, no caso o PTAMIL, que ele já faz uso.

      Excluir
  65. Dr Jairo meu filho esta com 22 dias e não posso amamentar pois fiz cirurgia nos seios, ja tentei dar o Nan o Aptamil e ele ressecou muito e tem muita colica, sera que eu posso dar o ninho integral ou o Milnutri ? Estou desesperada não sei mais oque fazer meu filho chora dia e noite ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Necessário que você seja orientada pelo(a) pediatra que acompanha seu filho. H´inúmeras opções de fórmulas láctas ou especiais que podem se adequar e não causar tantas cólicas e alterações intestinais no seu filho.

      Excluir
  66. Oi Dr Jairo muito obrigada por ter respondido sabe né.... mãe de primeira viagem e de nascimento prematuro muitas duvidas sugem..... Vou manter então o aptamil fase 3

    Um grande abraço e muito sucesso


    Giovana Milani

    ResponderExcluir
  67. Dr., li todos os comentários e entendi que o sr. aconselha o Milnutri só a partir dos dois anos. É isso?
    De 1 a 2 anos devo manter o Aptamil 3?
    Por quê?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idealmente recomendo usar as fórmulas lácteas até 2 anos de idade - uma vez que são alimentos mais completos que os compostos lácteos.
      Só recomendo compostos lácteos entre 1 e 2 anos de idade quando há baixa aceitaçaõ de fórmulas lácteas.

      Excluir
  68. Olá DR Jairo, minha bebe tem 1 ano e 3 meses, o pediatra recomendou enfamil 2, porém notei que ela começou a ter evacuações mais moles e por 3 vezes ao dia, é normal? Parabéns pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Enfamil 2 é uma excelente opção para uso no segundo ano de vida. Converse com seu pediatra em relação a outras fórmulas lácteas ou uso de alguma fibra.

      Excluir
  69. Boa tarde Dr. parabéns pela iniciativa.
    A minha dúvida be quanto ao óleo de canola nas fórmulas infantis. Eu dava Enfamil 2 a minha filha e na formula continha óleo de côco que é excelente pela presença do ácido láurico tbm rico no leite materno, contudo percebi que nas fórmulas adiante como Nan 2 e Enfagrow o óleo de canola está presente..nos EUA é proibida nas fórmulas infantis por ser um óleo hibrido, haja vista que não existe a planta Canola.
    Isso é realmente um fator que devemos nos preocupar?..haja vista que o FDA é um órgão respeitado.
    E completando..Dei sempre o Enfamil 1..e 2..Devo usar agora o Nan 2 ou Enfagrow?
    Minha filha tem 1 ano e 1 mês.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jim
      A meu ver todas as fórmulas lácteas são adequadas para uso até os dois anos de idade. Os norte-americanos muitas vezes proibem certos componentes que não estão presentes nas fórmulas de laboratórios deles (como o Similac). Estes compostos não são maléficos, e são aprovados por órgãos europeus e OMS.
      A meu ver você deve manter o Enfamil 2 (ou NAN 3 ou Aptamil 3).

      Excluir
  70. Boa tarde!

    Dr., gostaria de saber se tem algum problema trocar o leite aptamil 03 pelo milnutri. Pois a minha filha já está com um 1 ano e 6 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o ideal, para esta faixa etária e se há boa aceitação, é uma fórmula láctea - no caso o APTAMIL 3.

      Excluir
  71. Boa tarde!

    Dr., gostaria de saber se tem algum problema trocar o leite aptamil 03 pelo milnutri. Pois a minha filha já está com um 1 ano e 6 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o ideal, para esta faixa etária e se há boa aceitação, é uma fórmula láctea - no caso o APTAMIL 3.

      Excluir
  72. Meu bebe tem 1 ano e 9 meses, toma fases 1, gostaria de saber se pode tomar o instantaneo? O u leite de caixinha enriquecido com sustagem oy mucilon..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika
      Acho que o NINHO FASES 1+ é mais adequado para esta faixa etária.

      Excluir
  73. Dr que leite dar ao meu bebê de 1 ano e 4 meses?

    ResponderExcluir
  74. Bom dia Dr! Minha filha de 1 ano e 1 mês mamou no peito até 9 meses (não quis mais por livre e espontânea vontade) quando comecei com o Aptamil 2 e agora pretendo trocar, o que o senhoracha melhor: Ninho Fases 1+, Ninho Instantâneo ou Ninho Integral caixinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme a fórmula láctea que estava usando, o ideal agora é usar o APTAMIL 3.

      Excluir
  75. Bom Dia Dr. Minha filha esta com 8 meses e vem tomando o NAN Confort 2. Porem na hora de comprar o NAN Confort 3 estava com uma super promoção e eu comprei. Posso ja entrar com o NAN 3 ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  76. OLa,

    Eu li em alguns blogs que o NAN 3 é muito grosso que os bebes tem dificuldade para mamar, forma umas bolinhas quando prepara. Voce sabe se isso é verdadeiro, se existe uma forma de preparar para o bebe nao ter dificuldades. Ou só fazer como faço com NAN 2 e udo bem?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano
      Não recebi estas queixas dos meus pacientes que transicionaram do NAN 2 para o NAN 3. Acho que vale a pena você fazer o teste.

      Excluir
  77. Dr Jairo minha bebê tem 1 ano e 1 mês e começou a tomar o ninho fases 1 e se adaptou muito bem. Será que posso adicionar sustagem kids?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny
      O acréscimo de Sustagem Kids e similares depende de inúmeros fatores, como a curva de peso e altura, aceitação do leite, restante da alimentação. A melhor pessoa para te orientar é o(a) pediatra que acompanha sua filha desde o nascimento.

      Excluir
  78. Dr Jairo minha bebê tem 1 ano e 1 mês e começou a tomar o ninho fases 1 e se adaptou muito bem. Será que posso adicionar sustagem kids?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny
      O acréscimo de Sustagem Kids e similares depende de inúmeros fatores, como a curva de peso e altura, aceitação do leite, restante da alimentação. A melhor pessoa para te orientar é o(a) pediatra que acompanha sua filha desde o nascimento.

      Excluir
  79. DR.minha bb tem 8 meses e pretendo iniciar o ninho 1+,gostaria de saber o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta faixa etária só se deve usar fórmulas lácteas, o que NÃO é o caso do Ninho Fases 1+.

      Excluir
  80. Dr. Bom dia!

    Apos 1 ano completo, posso continuar com o NAN 2 ou NAN 3 em vez do Ninho fases?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  81. Dr. Boa Tarde!
    Tenho uma bebê de 1 ano e 1 mês, posso continuar com o nestogeno 2 por mais um tempo? Até uns 2 anos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  82. Pode manter o Nestogeno 2 até os 2 anos.
    PORÉM, acho ideal, até os 2 anos, que você use uma fórmula ou composto lácteo que contenha AA e DHA, os chamados LC PUFAS, bem como nucleotídeos.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite Dr Jairo!
    Meu filho tomou aptamil AR até 1 ano,depois passou p leite de caixinha com mucilom,porém anda bebendo mt pouco,acredito estar enjoado mesmo tendo trocado os varios sabores.Parabéns pela materia e pelo trabalho!Em sua opinião devo tentar oferecer ninho fases( 1)? Até que idade esses compostos são mais indicados que o leite de caixinha?Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ninho Fases 1+ pode ser usado a partir de um ano de idade, e a meu ver fórmulas ou compostos láteos são muito importantes até os 2 anos de idade.
      O ideal é que o(a) pediatra que acompanha seu filho faça essa avaliação junto com você.

      Excluir
  84. Boa noite Dr. Jairo, minha filha tem sete meses e comecei a dar o ninho 1+. Ela começou com uma alergia respiratória já faz três semanas já tomou três tipos de antialérgico e antibiótico e não passa. o Sr. acha que pode ser do leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idealmente, até 1 ano de idade, é o uso de fórmulas lácteas, e não de compostos lácteos (como o Ninho fases).
      Em relação à alergia, a essa secreção, é necessária a avaliação pediátrica para determinar as causas, que podem ser inúmeras.

      Excluir
  85. Boa tarde Dr. Jairo, meu filho vai completar seis meses dia 15, toma Nan Pro1 desde que nasceu, devo trocar para Nan Pro 2 quando ele completar o sexto mes, ou continuo dando mais uns dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema em transicionar para o NAN 2 algumas semanas antes ou depois dos 6 meses.

      Excluir
  86. Dr Jairo, boa tarde, meu filho tem refluxo, toma o Nan Ar desde os 6 meses de idade e tratamento medicamentoso. Quando completou 1 ano, tentei mudar o leite para o Nan Pro ou o Confor, mas ele vomitava praticamente tudo. Hoje está com 1 ano e 9 meses, estou em fase de transição para o Milnutri. Gostaria de saber até quando poderia continuar com o Nan Ar , pois na lata fala até um ano, e caso ele não adaptar com o Milnutri,que aliais começou com a tosse esporádica de refluxo depois que iniciei o Minutre. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode manter o NAN A.R., que é uma fórmula láctea, até os 5 anos de idade.

      Excluir
  87. Dr. meu filho tem 1 ano e 5 meses e mama Nestogeno 2, mas está rejeitando e estou tendo que adicionar açúcar pra ele poder aceitar, estou pensando em trocar para o Ninho fases +1 o que você acha ? Ou teria alguma outra marca mais apropriada para a idade dele ? O que você me indica ? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,
      As opções ideais para esta faixa etária são o Milnutri, Ninho Fases 1+ e Enfagrow - toodos são compostos lácteos.

      Excluir
  88. DOUTOR MEU BEBE TEM 8 MESES E NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMPRA UM LEITE COMO O NESTOGENEO E OUTROS ESTOU DANDO O NINHO INSTANTANEO SERÁ QUE POSSO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme eu escrevi no texto do blog (neste texto e em outros), até um ano de idade as crianças devem receber leite materno ou, na falta deste, fórmulas lácteas.
      Esta é a recomendação de todas as sociedades pediátricas e de nutrição mundiais.

      Excluir
  89. Dr Jairo minha filha vai fazer 1 ano ate essa data darei o nestogenio, apos posso começar a dar o ninho 1+ ele tem tudo que ela precisa nessa fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Georgiana,
      Ambos são adequados para o segundo ano de vida. Converse com o(a) pediatra que acompanha sua filha para orientar - de acordo com inúmeros fatores - qual dos dois é o mais adequado.

      Excluir
  90. MEU FILHO TEM 1 ANO ELE JA TOMOU LEITE NINHO E LEITE DE GADO MAS NENHUM DOS DOIS FEZ BEM A ELE ,FICOU FAZENDO COCO DURO E PRETO,PORQUE ISSO ACONTECEU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder a sua pergunta é necessário conhecer o histórico alimentar e clínico do seu filho. Só o(a) pediatra que o acompanha pode fazer isso.

      Excluir
  91. Dr. Jairo, minha filha esta perto de completar os 6 meses, continua mamando e primeira coisa que pretendo incluir da sua alimentação é o Ninho Integral. Vi que não é muito recomendado, mas qual é o problema em dar este tipo de leite? Obg desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal nesta faixa etária é sempre usar as fórmulas lácteas, que contém todos os nutrientes necessários.

      Excluir
  92. Dr.vi os comentários aqui no seu blog e fiquei com uma dúvida..meu filho vai fazer 3 anos e o meu filho esta tomando somente milnutri ..Bato com frutas e coloco mucilon a minha dúvida é: o milnutri é apenas um complemento alimentar? Ele deve tomar outro leite junto? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina,
      O Milnutri é um composto lácteo que contém 100% dos nutrientes que seu filho necessita, pode ser usado como única fonte de leite para as crianças. De qualquer forma não há inconvenientes em bater com frutas e cereias - sempre atentando às curvas de ganho de peso.

      Excluir
  93. Muito bom essas informaçoe, mais queria saber sobre o leite itambé se é melhor q o ninho Jeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane
      Ambos são leites bons, não há um melhor.
      O que ocorre é que, em cada faixa etária, e dependendo da avaliação completa de estado nutricional, um ou outro (ou quaisquer outros) podem ser mais adequados.

      Excluir
  94. Bom noite dr minha filha tem 5 meses em vez do ninho posso da o Itambé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Nenhum destes dois leite é indicado para bebês de 5 meses de idade.
      Sugiro que procure um pediatra para avaliações mensais.

      Excluir
  95. Boa tarde,
    Por gentileza,qual seria o melhor leite para o meu sobrinho de 1 ano e 1 mês de idade? O leite materno ele tomou apenas nos primeiros dias de vida, depois tomou Nestogeno 1 até os 6 meses, e a partir dos 6 meses vem tomando o Nestogeno 2. Com isso, gostaria de saber se ele deve continuar tomando o Nestogeno 2 ou deve tomar o Aptamil 3 ou o Ninho 1+? Até que idade ele deve tomar este leite? A minha mãe não sabe como organizar a alimentação do meu sobrinho, pois ele toma em média 5 mamadeiras por dia e praticamente não toma água. E come a mesma papinha caseira desde os 7 meses. Infelizmente não moro junto deles para ajudar (minha ajuda é apenas financeira). Desde que ele nasceu nunca consultou com pediatra, apenas com o médico de família no postinho do bairro (foram 5 consultas até agora). Desde já grata pela ajuda. Att., Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca,
      Bom dia. Sugiro que leia meu post específico sobre este assunto (http://clinicalen.blogspot.com.br/2014/05/leites-compostos-lacteos-formulas.html).
      De qualquer forma esta orientação não pode ser virtual, requer avaliação completa por um pediatra.,

      Excluir
  96. QUANDO ESTAR NASCENDO DENTE, O BEBE PODE TER PRISÃO DE VENTRE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Necessária avaliação detalhada pediática para responder essa pergunta.

      Excluir
  97. bom dia dr jairo, posso dar o nan comfort, e o aptamil juntos, por ex: uma mamadeira de aptamil active, depois no outro horario uma mamadeira de nan.

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde JAIRO!MINHA FILHA ESTA TOMANDO O ENFAMIL PREMIUM N.1 180 ML DE 2 EM 2 HORAS ,NAO AGUENTA ESPERAR 3 HORAS 2 LATAS DE 800G E 3 LATAS DE 400G EM 1 MES,SE EU MUDAR PARA O N.2 DO ENFAMIL PODE SUSTENTAR MAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline
      Esta orientação só pode ser dada pelo pediatra que acompanha sua filha, baseado em dados de ganho de peso, crescimento, idade, etc.

      Excluir
  99. Ei Dr. Jairo
    Terminou minha licença maternidade meu bebe tem 6 meses e amamentei exclusivamente ate 5 meses e meio, hj ele ja come frutas, papinha salgada de verduras e toma suco, tentei indruzir o leite NAN confort 2 e Nestogeo mas acho ele nao gostou, porque começa a tomar e para não toma mai,s quando nao faz maior chororo, entao tendei o Ninho Fase 1, deu certo ele toma tudo. Eu trabalho a noite numa escala de hospital 12/36 e quero saber se posso continuar dando esse leite mais uma boa alimentaçao.
    Cristina
    cristinaalvesdasilvaa@gmail.com
    Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cristina
      Como escrito nos posts sobre leite, o ideal para crianças abaixo de 1 ano que não estejam em aleitamento materno é o uso de fórmulas lácteas, as únicas opções que fornecem todos os nutrientes necessários, de forma balanceada, ao bebê.

      Excluir
  100. Boa noite Dr. gostaria de saber se os composto lácteo como o enfagrow possui DHA e ARA ou essas substâncias só estão presentes na fórmula infantil. Minha bebe tem 1 ano a médica pediu para mudar para o enfagrow, mas eu sinto mais confiança no Nan 3 que era o que ela sempre tomou e sempre aceitou normalmente

    ResponderExcluir
  101. Ola Dr. Meu nome é Meire tenho um nene de 1 ano e 5 meses,sempre mamou no peito,mas agora seu exame mostrou anemia e a pediatra me mandou dar leite, por favor poderia me indicar qual leite devo dar?muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire
      A indicação do tipo de "leite" (fórmula láctea, composto lácteo, etc) deve ser indicada pelo pediatra que acompanha seu filho, baseado em todo o histórico, dados de crescimento, ganho de peso, etc.

      Excluir
  102. Olá Dr. Tenho um bebe de 1 ano e 5 meses. Em relação ao Aptamil 3 e o Enfagrow, qual é melhor? Um é mais completo nutricionalmente que o outro? Vi que ambos possuem DHA, mas na composição um deles é superior? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos podem ser utilizados e contém todos os nutrientes necessários nesta faixa etária.

      Excluir
  103. Olá Dr meu nome é Tamires tenho uma pequena de 2 anos e 4 meses ela n é gulosa come pouco mas come direitinho com 10 mese começei a dar mingau de mucilon arroz e aveia e mutlicereias com ninho + 1 mas minha irma ficou falando que n era leite ai mudei para o ninho integral ai comecei dá tem mais de 1 ano mas ela é sempre ressecada sempre com intestino preso e tenho achado que é o leite assim tem vez que defeca normal mas tem vezes que é ressecado ai peço por favor que me informe um leite pra mudar porque tenho certeza que o leite agradeço desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires,
      Como nesta faixa etária você pode usar quaisquer leites, sugiro que tente algum composto lácteo rico em prebióticos, como é o caso do NESLAC, da Nestlé.

      Excluir
  104. boa noite minha filha tem 1 ano e 5 meses,qual e o melhor leite para ela ninho1+ ou milnutri? ela gosta dos dois,e posso manter ate que idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Milnutri (aasim como o Neslac e o Enfagrow) são compostos lácteos mais adequados para essa faixa etária.

      Excluir
  105. Olá, Dr. Jairo.
    Meu filho tem 1 ano e 6 meses e ainda mama no peito pela manhã e à noite. Nunca tomou fórmulas nem nenhum leite. Estou querendo tirar o peito, então comecei a dar Aptamil 3, mas ele cospe, não gostou do gosto. Estou na dúvida se tento o Ninho +1 ou o Nan 3. O que o senhor acha melhor para a idade?
    Com relação ao NAN, estou na dúvida se seria melhor o Nan Pro 3 ou Nan Comfor 3. Li que o Nan Comfor 3 é para bebês com prisão de ventre, é isso mesmo? Meu filho nunca teve prisão de ventre, pelo contrário, evacua 3 vezes por dia. Estou na dúvida.
    Obrigada.
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      Ideal é você teste fórmulas lácteas e compostos lácteos (como o Neslac) para ver qual deles o seu filho aceita melhor. Não existe o NAN 3 pró...só o NAN 3 Comfor.

      Excluir
  106. Dr. Posso misturar leite ninho fases 1 com o nan 2 ? Meu bebe tem 8 meses e parece que enjoou do nan.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia. Minha filha faz 3 anos sexta.
    Ela não gosta de queijo e iogurtes.
    Faz uso do ninho +1.
    Gostaria de saber se devo mudar para o Ninho +3?

    ResponderExcluir
  108. Olá, gastaria de saber se faz mal dar leite sem lactose pro meu filho de 5 anos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado