segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Chocolate e Nobel - Postado por Jairo Len

Quanto mais um país come chocolate, mais prêmios Nobel ele tem.
Parece piada, mas saiu no "New England Journal of Medicine", uma das mais importantes revistas científicas do mundo.
No estudo - uma brincadeira com toques de verdade - até se atribui aos flavonóides do chocolate uma melhora de capacidade mental e diminuição dos níveis de demência.
Feito na Universidade de Columbia (EUA), este estudo já é candidato ao prêmio IgNobel.

Obviamente o estudo não tem qualquer embasamento científico e apresenta grandes falhas de metodologia - a idéia é que tenha sido publicado pelo "New England" para fazer uma sátira aos inúmeros estudos relacionando "algo com algo", principalmente o tipo de comida que se ingere e algum benefício a longo prazo que isso possa trazer. Estudos sem comprovação científica nenhuma, que hoje em dia são publicados até diretamente na internet, sem passar por nenhum board de experts.

De qualquer forma, é interessante...

Que a nutrição de uma população desde criança (e consumo de chocolate) tem a ver com o grau de desenvolvimento de um país, isso não pode ser questionado:


Chocolate e boa nutrição infantil, educação de boa qualidade, preocupação com as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.