Refrigerantes - Postado por Jairo Len

Há alguns anos os refrigerantes tem sido bombardeados como ícones da má alimentação e obesidade. Concordo plenamente.
Meus pacientes sabem que sou contra a ortorexia (nas crianças), mas se tem uma coisa que recomendo os pais nunca oferecerem são os refrigerantes.
Sucos prontos de caixinha idem, ainda que menos danosos, pelas quantidades habitualmente ingeridas.
Nos EUA a guerra é explícita, até com toques de ironia, como proibir a venda dos mega-copos, aqueles de 750 ml. Ainda que o copo de 400 ml pode ser vendido, com "free refill" - ou seja, você pode voltar à máquina e encher o copo quantas vezes quiser sem pagar...

Folha.com: A ligação entre o consumo da bebida e dos sucos adoçados e a obesidade é tema de três estudos e de um editorial publicados ontem no periódico "New England Journal of Medicine".

Os refrigerantes e sucos prontos (não diet/light) são gigantesca fonte de açúcar, que ao serem ingeridos aumentam muito a taxa de glicose e, por isso, a taxa de insulina no sangue. A insulina é um hormônio que causa fome, é anabolizante - e em excesso faz engordar.

O estudo não avaliou as formas diet/light de sucos e refrigerantes, mas em outros posts já falei sobre o malefício que é o excesso de uso destas bebidas.

É evidente que estes problemas trazidos por estas bebidas não são para todos, depende da genética, do restante da alimentação e das quantidades diárias.
Mas não custa nada tentar educar uma boa alimentação desde cedo.


Comentários