Vacina contra Gripe e Narcolepsia - Postado por Jairo Len

O EMEA (European Medicines Agency), através de estudos multicêntricos, avaliou que uma das vacinas monovalentes contra a gripe suína (H1N1), a Pandemrix®, da GSK, foi associada ao aumento de casos de narcolepsia em crianças e adolescentes que a receberam. Isto foi entre 2009 e 2010, exclusivamente na Europa.


A narcolepsia é uma doença associada a distúrbios importantes no sono, excessiva sonolência diurna - o portador da doença pode dormir profundamente a qualquer instante.
Em 40 milhões de pessoas vacinadas com a Pandemrix® há cerca de 600 a 800 casos suspeitos de narcolepsia, números bem maiores que na população normal.

Pesquisadores do EMEA e a GSK estão estudando que a relação entre a vacina e a doença e o porque de só ter afetado crianças e adolescentes. Ainda não há conclusões.

Não há esta associação com as demais vacinas contra gripe, como a trivalente que aplicamos todos os anos no Brasil. A Pandemrix®, inclusive, não foi usada no Brasil.

É claro que a discussão é importante no momento em que todos estão "ansiosos" pela chegada da nova vacina trivalente contra gripe (cepas 2013), o que em geral só ocorre no nosso outono.

De qualquer forma, o que sabemos no momento é que o custo/benefício de mega-vacinações contra a gripe (influenza) ainda é muito importante, que vale a pena que todos sejamos vacinados assim que houver disponibilidade.

Quem quiser se aprofundar no assunto e também perceber como a agência de saúde européia está tratando do assunto com seriedade pode ler o ofício do EMEA clicando aqui.



Comentários