quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Falta de Sono - Postado por Jairo Len

Com frequencia as mães e pais me perguntam "quantas horas de sono meu filho deve ter por noite?". Existem tabelas (meus pacientes recebem!) sobre a média de horas de sono e sonecas para bebês e crianças. Esta média é o que se costuma dormir, e não o que é obrigatório dormir.
Cada indivíduo crescido tem um ritmo de horas dormidas por noite -  o importante é que a criança não seja privada do sono.
Para isso deve dormir cedo, principalmente se tem que acordar cedo. Ou seja, dormir o quanto queira. Por exemplo, das 20h00 às 6h30 é ótimo. Mas das 23h00 às 6h30, não dá para ser ótimo - principalmente se a criança tem que ser acordada para ir à escola. E infelizmente o ritmo das famílias hoje em dia muitas vezes tem feito com que as crianças durmam muito tarde e tenham que acordar cedo - privando-as do sono necessário.

Importante estudo inglês publicado no Proceedgins of the National Academy of Sciences nesta semana, liderado por Derk-Jan Dijk, da Universidade de Surrey, do Reino Unido, mostrou que a privação de sono (menos de 6 horas por dia), alterou 711 genes cujo desempenho é afetado por esta falta de sono. Genes que estão ligados principalmente ao metabolismo –  controle do gasto de energia do corpo, o que tem relação direta com a obesidade e diversas doenças como diabetes e hipertensão.
"O sono tem uma importância crítica para a reconstrução do corpo e a manutenção do estado funcional, todos os tipo de de danos parecem ocorrer (devido à falta de sono), sugerindo que pode levar a problemas de saúde", revela um dos responsáveis pelo estudo. "Se não conseguimos regenerar e substituir células, então, isto vai levar a doenças degenerativas", acrescentou.

Estas alterações vão mudar a vida do indivíduo no futuro, alterando a expressão do gene (epigenética), mas não vão ser passadas para as gerações seguintes, porque não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo.

Se são 6 horas por noite...se são 8 horas (mito!), isso é muito individual. Muito importante é que, pelo menos para as crianças, não se prive o sono - sendo necessário, para isso, dormir cedo.

Talvez exista uma idade em que isso é verdade...


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