segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gripe (Influenza) e EUA - Postado por Jairo Len

Com a proximidade do Carnaval tenho recebido diariamente ligações a respeito da epidemia de Gripe (Influenza) nos EUA - quem vai viajar para lá está preocupado.

Não há muito a acrescentar em relação ao post de 15 de janeiro, quando falei sobre esta epidemia e a vacina.

Alguns detalhes, porém, são importantes.

Os norte-americanos tratam de forma extremamente responsável a questão da Gripe - tem estatísticas bem claras, semanais, publicadas no site do CDC (Centers for Disease Control).

A atividade da Gripe (ou a ILI - influenza like-illness) tem se mostrado existente e estável na maioria dos estados americanos. Ainda há um número acima da linha de base em relação aos casos novos - por isso é que se considera que há uma epidemia - mas esta linha está estável ou decrescente.
Acredito este controle seja fruto da vacinação, coisa séria por lá.

Recomendo a todos que estão indo para os EUA que recebam a vacina.
No site FLU.GOV há uma pesquia rápida para saber aonde estão vacinando contra gripe - em geral farmácias e clínicas. Caso esteja indo para os EUA, tenha o ZIP Code em mãos e consulte aqui o local aonde há vacinas disponíveis.

Para quem fica por aqui, recomendo que se aguarde a chegada da vacina contra Gripe 2013, que habitualmente chega em março ou abril - vacina que virá "renovada" em relação aos três anos anteriores.

Levar Tamiflu® na bagagem não é minha recomendação, porque o uso deste medicamento é bastante específico e requer exames comprovatórios.
Levar uma farmácia básica para as viagens é sempre recomendado - e os pais de crianças acompanhadas na Clínica Len de Pediatria sabem disso e tem uma lista à disposição.



Seriedade. É assim que os norte-americanos encaram o influenza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.