sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sentando em "W" - Postado por Jairo Len

Nesta semana alguns pais me perguntaram sobre os problemas de deixar seus filhos sentados em "W", uma posição muito comum, que tem este nome pelo formato em que as pernas ficam.

Há mesmo problemas?

Existe um consenso entre fisioterapeutas que quando a criança assume muito esta posição, ela deixa - neste momento - de desenvolver outros movimentos muito importantes do corpo.
"Na postura em “W”, a criança experimenta um grande aumento da base de sustentação quando comparada com outras posturas sentadas, isso lhe garante maior estabilidade estática e menor necessidade de ajustes posturais".
O “W” é uma posição muito estável, que não permite à criança exercitar seu equilíbrio, limitando as rotações de tronco e as transferências de peso laterais como aquelas que realizamos para alcançar um objeto.

Não vai haver, então, nenhum problema com as pernas - e sim com o não-desenvolvimento de demais movimentos importantes para fortalecimento muscular, principalmente na região do tronco.

É evidente que o ideal é que haja bastante variação, e o "W", de vez em quando, não traz qualquer problema. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.