Hidratantes - Postado por Jairo Len

Época de frio e as lesões de pele aparecem novamente.
Banhos mais quentes e demorados, roupas mais pesadas e "alergênicas", variações grandes na umidade do ar (e sempre mais seco aqui em São Paulo), aquecedores de ar.
Algumas crianças tem uma sensibilidade de pele muito grande e as dermatites estão em alta. 
Hidratar bem a pele é fundamental para evitar as dermatites típicas do inverno. Que podem ser ao redor dos lábios, nas dobras (do braço e atrás dos joelhos), nas costas, no rosto e muitas vezes no corpo todo.

Mas nem todo hidratante hidrata bem... 
Aliás, a maioria deles não funciona para hidratar a pele.
Regra básica (que só vale aqui no Brasil): hidratante muito barato não hidrata. Todos os bons hidratantes são caros.
Outra regra: hidratante bom não tem cheiro nem cor.

Estes hidratantes muito bons tem ingredientes caros mesmo... É que aqui no Brasil eles custam R$ 60,00 a 120,00 por frasco (média de 100 ml), enquanto nos Estados Unidos não passam de U$ 15. São mais caros por lá também, mas nada justifica o preço exorbitante por aqui (exceto, claro, os 37% de impostos).
De qualquer forma, reclamações de preço à parte, se queremos boa hidratação temos que utilizar estes produtos melhores.
Idealmente após o banho, uma ou duas vezes ao dia.
Nenhum ótimo hidratante é de uso exclusivo infantil. São hipoalergênicos, uso infantil e adulto. A maior parte dos hidratantes ditos "infantis" não são adequados.
 
As crianças, de um modo geral, odeiam os hidratantes. Não sei se é porque são gelados (neste frio...), se faz eles perderem tempo de brincar...enfim...independente disso, devemos insistir.

As boas marcas que recomendo para as crianças, atualmente, são (ordem alfabética):
- Cetaphil Restoraderm

- Epidrat ULTRA
- Fisiogel A.I. (creme ou loção cremosa)
- Lipikar Baume AP
- Stelatopia (creme emoliente)

Dependendo de cada tipo de desidratação de pele, um deles é mais indicado que o outro.  Existem inúmeros outros hidratantes que são excelentes também. Sempre seguem a mesma regra: sem cheiro, sem cor, hipoalergênicos, e caros. 




 

Comentários

  1. Dr Jairo, bom dia. Não sei se relaciona-se com o tema supra, mas minha filha de 1 ano está apresentando assaduras com maior frequencia nessa época. Além do Desitin "roxo" e do Dermodex Tratamento, o Sr tem alguma sugestão para aliviar o problema?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sugiro que vocês usem o creme protetor CETRILAN em todas as trocas, sempre que as assaduras aparecerem. Evite também os lenços umedecidos quando houver assaduras.

    ResponderExcluir
  3. Minha dermatologista indicou para min e minha filha o físiogel hipoalergênico, pois temos a pele muito seca , ao passar no corpo não tem cheiro ,mas de manha quando acordamos o cheiro é insuportável , tem que tomar banho, colocar pijama e roupa de cama para lavar, pois o cheiro é horrível ,sera que tem algum problema no.meu creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma reação habitual, não ouço relatos desse tipo de efeito . Sugiro que converse com a sua dermatologista.

      Excluir
  4. Posso usar o epidrat ultra na minha filha ela 2 anos e assim como eu tem muita coceira no corpo. O médico indicou neutrogena mas queria mudar para o epidrat ultra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar, é um excelente creme hidratante para qualquer faixa etária.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado