Distúrbios do Sono em Crianças - Postado por Jairo Len

Mais números do que soluções concretas... Mas não deixa de ser interessante.
Um estudo realizado pela USP mapeou os distúrbios do sono em 1027 crianças entre 3 e 5 anos de idade, aqui na cidade de São Paulo. São crianças matriculadas na rede pública de ensino.
Resultados: 
- 48,5% das crianças avaliadas movimentam-se muito enquanto dormem, 
- 38% acordam durante a noite e demoram a voltar a dormir, 
- 35% roncam, 
- 21,9% urinam na cama.
Eu achei os números bem grandes, em comparação à população que eu atendo. Mas não deixa de ser o que vemos de problemas mais comuns em matéria de distúrbios do sono em crianças.
Mais do que incomodar os pais, estes distúrbios de sono afetam as crianças, com noites mal dormidas, cansaço e sono diurnos, queda do rendimento escolar, alterações de humor.

Procuro, desde os primeiros meses de vida, prestar atenção no sono dos meus pacientes - insistindo para os pais que procurem ter noites completas de sono.
Não é fácil, não há um só método que agrade a todos. Depende de inúmeros fatores ambientais e do ritmo de vida dos casais, do tipo de alimentação da criança, de fatores genéticos...
Mas posso garantir que todos os pais que, desde cedo, querem muito que os filhos durmam noites inteiras, terão sucesso, desde que façam o que tem que ser feito.
Algumas coisas dependem de condições físicas, como no caso das crianças que roncam e tem apnéias noturnas - a avaliação da obstrução de trato respiratório superior deve sempre ser feita com muita precisão e medidas terapêuticas devem ser tomadas.
A velha história - desde os primeiros meses de vida - dos rituais, é a mais importante. Hora certa de banho, jantar, da historinha, das atividades suaves noturnas, baixo volume e dormir cedo (20-21h00) ainda são os fatores mais importantes para o sono noturno. Conforto térmico também deve ser levado em conta.
Para os casos mais severos, recomendo auxílio de especialistas (psicóloga, neuropediatra), uma vez que é extremamente importante dormir bem.

E, para todos os pais, muita paciência e afinco [perseverância, persistência], porque muitas vezes o processo pode levar meses ou anos...mas deve começar sempre o mais cedo possível.


Kama Sutra, após os filhos...
imagem: www.parents.org

Comentários

  1. Bom Dia.

    Por favor gostaria da fonte de onde foi usada a referencia ilustrativa da matéria acima.

    Curiosidade em entender estes movimentos da criança na cama.

    Fico no aguardo. Obrigada.
    Danuza
    dsimonetti@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Foi retirado do www.parents.org. Aliás, um site bastante interessante (conteúdo em inglês) com milhares de informações sobre o desenvolvimento e crescimento das crianças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado