Mais sobre Vacinas (Postos ou Clínicas?) - Postado por Jairo Len

Já postei, tempos atrás, um texto sobre a diferença entre vacinar no posto de sáude ou em clínicas particulares. É um assunto do dia a dia nas consultas pediátricas. 
A vacinação dos postos de saúde evoluiu muito nos últimos dois ou três anos, mas ainda não pode ser comparada à que se realiza nas clínicas particulares no Brasil (ou nos "postos de saúde" norte-americanos ou europeus).

Esta semana li uma reportagem sobre vacinas, efeitos colaterais, etc... no blog Maternar (maternar.blogfolha.uol.com.br), que inicia muito bem, falando sobre as reações que as vacinas podem dar, mas termina de forma ruim, nivelando as vacinas do posto às particulares. Entendo que muitos blogs imaginam ter um viés social importante e creem "falar" para todas as classes sociais, mas sabemos que a penetração dos blogs é bem específica, não escrevemos blogs para confortar ninguém, e sim para tentar elucidar dúvidas diárias com isenção (e uma pitada de ironia...). 
No Maternar, leio: "Como as diferenças de calendário diminuíram bastante nos últimos anos, os pais podem dar nas clínicas somente as vacinas que não estão disponíveis nos postos".
Frase dúbia.
A vacinação realizada nos postos é completa, faltando hoje em dia só a vacina contra hepatite A. As demais, todas são realizadas.
A diferença está no tipo e abrangência de vacina usada.
Exemplo:
Os postos vacinam contra pneumococos através da Pneumo 10-valente, produzida pela GSK, na Bélgica. As clínicas particulares usam a Pneumo 13-valente (da Pfizer/Wieth, EUA). São 3 sorotipos de pneumococos a mais. Acredita-se que com o uso da Pneumo 10-valente (POSTOS), economiza-se a vida de 5 mil crianças ao ano no Brasil. E que se o Brasil usasse para todos a Pneumo 13-valente, 7 mil crianças deixariam de morrer no Brasil por causa desta doença. Ou seja: duas mil crianças a menos morreriam.

A Pneumo 10 está disponível nos postos. É igual à pneumo 13? Não.

Outra vacina: contra Rotavírus. O posto usa a vacina monovalente (Belga, da GSK), só um sorotipo de rotavírus. Cobre 70% destas viroses intestinais. As clínicas usam a vacina Pentavalente (da MSD, EUA). Cobertura contra rotavírus: 99%. Não são iguais.

Em relação às vacinas tríplice e poliomielite, as clínicas usam a Hexavalente, uma vacina acelular, em picada única, com baixos índices de reações. Os postos aplicam em seringas separadas (Penta + Polio, 2 picadas), e a vacina de "célula-inteira" - muito mais reações. Portanto, não são iguais.

Enfim...cabe aos pais esta decisão, principalmente aqueles que tem condições de pagar pelas caras vacinas das clínicas particulares - que sofrem altas cargas de impostos de importação e intermediários que quintuplicam seu preço de origem. 
Mas cabe a nós, profissionais, explicar de forma sincera as diferenças entre os tipos de vacinas - sem ter "pena" de ninguém, contando que também no quesito "vacinação" o governo não oferece o que há de melhor para a sua população.

Comentários

  1. Boa tarde, Dr Jairo. Minha filha tem 4 meses e mama só leite materno, após fazer a segunda dose da vacina contra rotavírus, ela iniciou com alteração da consistência das fezes, que estão líquidas e presença de raias de sangue em 3 evacuações. Não tem sintomatologia geral, como febre, perda de peso, desidratação. Essa alteração já dura 12 dias. É provável ser só da vacina ou pode ser caso de APLV? Está contra-indicada a terceira dose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangue nas fezes, nesta faixa etária, pode ter realmente algumas causas, entre elas a reação à vacina e alguma alergia a leite materno (algo da dieta da mãe). Outras causas existem.
      Para contra-indicar ou não a próxima dose é necessário que a CAUSA desta proctocolite seja descoberta, através da avaliação, exames, dieta materna, etc.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado