Vacina contra HPV nos Postos de Saúde - Postado por Jairo Len

Começo o ano escrevendo boas notícias!
A partir de 10 de março de 2014 o governo inicia, nos postos de saúde, a vacinação contra o HPV - papilomavírus humano, um vírus transmitido sexualmente e causador de doenças como o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de laringe, câncer de pênis, entre outras.
O SUS vai vacinar meninas entre 11 e 13 anos, e utilizará a vacina quadrivalente, da MSD, que protege contra 4 subtipos de HPV (6, 11, 16, 18) - que são os responsáveis pela maioria das doenças, principalmente o Ca de colo de útero. Pelas informações que obtive a vacina será produzida no Instituto Butantan (em São Paulo) através de convênio com a MSD. Não tenho certeza disso.

A única dúvida que fiquei foi sobre o esquema de vacinação do governo - que será:
1ª dose - agora (antes do ministro Padilha sair do ministério)
2ª dose - em setembro de 2014 (um mês antes das eleições)
3ª dose - após 5 anos
Ampla veiculação na TV e rádios será feita.

O esquema preconizado em bula, e pela ANVISA, FDA, EMEA...é de "zero", dois meses e seis meses, sendo que as três doses devem SEMPRE SER FEITAS em um ano.
Liguei para a MSD para saber se há esquemas alternativos (Tel.: 0800 012 223) e obtive a informação que a MSD preconiza o esquema que está em bula
E que o governo se baseou em um estudo canadense (Univ. Columbia), em andamento, que está vacinando 310 meninas entre 9 e 13 anos para saber se pode-se vacinar desta maneira, com intervalo ampliado. Ainda não há conclusões.
Portanto, incrivelmente, noto que é impossível o governo fazer uma coisa decente em relação às vacinas - sempre há poréns inexplicáveis.

O governo vai pagar cerca de R$ 30,00 por dose. As clínicas compram esta vacina dos distribuidores por 11 ou 12 vezes esse preço, e ainda pagam os devidos impostos sobre o valor vendido (cerca de 18%).

De qualquer forma, já é um avanço.
Recomendo a vacina quadrivalente para meninos e meninas, todos meus pacientes são vacinados na idade certa - e pelo esquema de intervalo de doses preconizado em bula.

Comentários

  1. Li sobre alguns casos de reação à vacina do HPV, casos muito sérios com óbito inclusive. O quanto de realidade existe sobre esses casos? Pode haver alguma reação? Confesso que fiquei duvidosa e assustada. Pode-se esperar até qual idade para dar a vacina? Obrigada
    Vivian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado