A importância do café-da-manhã - Postado por Jairo Len

Sempre ouvimos dos nossos pais e agora insistimos para os nossos filhos sobre a importância de se tomar um "bom" café-da-manhã.
Energia para o dia...disposição...menos fome na hora do almoço...enfim, uma série de motivos que não sabemos exatamente de onde vem.
Acredito que o principal motivo dos pobres cafés-da-manhã é a falta de tempo e disposição. Repare como nos fins de semana e viagens os seus filhos comem muito melhor pela manhã...

De qualquer forma, este post é para falar sobre um estudo muito interessante, feito através de décadas.

Um estudo da Umea University (Suécia), publicado na revista Public Health Nutrition, mostrou, após 27 anos de acompanhamento, que crianças e adolescentes que tinham um café-da-manhã "pobre" tiveram um risco 68% maior de desenvolver, quando adultos, a Síndrome Metabólica.

Síndrome Metabólica é uma condição clínica comum cujas características são altos índices de colesterol e triglicérides, doença cardio-vascular e hipertensão, tendência à diabetes e obesidade.

Ainda não se sabe exatamente a causa desta ligação (café-da-manhã ruim e Síndrome Metabólica), mas retirados todos os viéses do estudo esta conclusão é bem clara.

O que é um café da manhã saudável? 
Para o nosso meio, a meu ver é algo simplesmente que obedeça a pirâmide alimentar. Com carboidratos e cereais (na forma de pães com fibras ou cereais matinais), leite, uma fruta ou suco de fruta.

Não parece tão difícil...mas quem tem filhos sabe como é complicado atingir esta meta entre o sacrifício que é tirar os filhos da cama, dar banho, roupa, café-da-manhã, escovar dentes e sair correndo de casa...



Comentários

  1. Concordo com a importancia de um café da manha saudavel, mas com que idade a crianca deve comecar a tomar um café tao completo? Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses e normalmente toma apenas a mamadeira com leite e uma fruta, tenho medo de introuduzir mais alimentos e pruejudicar o apetite do almoco.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia
      A meu ver a partir de 1 ano de idade já se deve tentar introduzir novos alimentos no café-da-manhã, mas sempre mantendo o leite. As quantidades de alimentos não precisam ser grandes, para que o apetite do almoço não seja prejudicado.

      Excluir
    2. Muito obrigada Dr. Jairo! Adoro seu Blog, parabens por este trabalho!

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado