sexta-feira, 14 de março de 2014

Vacina contra Gripe/Influenza - Postado por Jairo Len

Recebemos a vacina contra Gripe/Influenza, cepas 2014.

A vacina, como nos anos anteriores, é trivalente, que contempla três cepas virais. Por curiosidade, são estas:
- A/Califórnia/7/2009 (H1N1) - a famigerada gripe suína

- A/Victória/361/2011 (H3N2) - o representante do Influenza A
- B/Massachusetts/02/2012 - o Influenza B

Recomendo que todos recebam a vacina contra gripe. A idade mínima é de seis meses. Inclusive, entre seis meses e dois anos de idade, a imunização contra Influenza é rotina, faz parte do calendário de vacinação da maioria dos países.
A vacina é segura, e é marcante a diferença de casos de gripe em vacinados e não-vacinados: vejo isso no meu dia a dia da clínica. Portanto, funciona bem. Nos últimos anos não tive casos de Influenza em nenhuma criança que recebe as vacinas anualmente.

Como a vacina muda a cada ano, ela pode ser aplicada mesmo que não faça um ano da última dose recebida. Se você recebeu em julho de 2013, por exemplo, já pode ser imunizado com a vacina trivalente 2014.

Não sabemos ainda quando começa a campanha pública de vacinação, mas com certeza será atrasada (como sempre, após os casos aumentarem muito), será restrita a alguns grupos (incluindo presidiários) e, certamente, haverá um gigantesco alarde - afinal, estamos em ano eleitoral. 


Esta é a vacina que usamos na Clínica Len - da GSK, produzida na Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.