terça-feira, 22 de abril de 2014

Influenza/Gripe - Campanha nacional de vacinação

Inicia-se hoje a campanha nacional de vacinação contra Gripe/Influenza, em 65 mil postos de saúde pelo Brasil.

Num arroubo de lucidez (ano eleitoral?) o governo decidiu ampliar a faixa etária das crianças que podem receber a vacina nos postos de saúde: agora entre seis meses e cinco anos de idade. Além dos mais velhos (acima de 60 anos de idade), indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde, gestantes e mulheres que tiveram parto há menos de 45 dias. Doentes crônicos também estão incluídos (diabéticos, doenças pulmonares e renais, etc...).

A vacina é a trivalente, como nos anos anteriores, contemplando o H1N1 + Influenza A (H3N2) e o Influenza B. A vacinação nos postos será até dia 9 de maio. Como em anos anteriores, muito provavelmente será adiada.

Independente das faixas etárias, gestantes (sempre!) e grupos esdrúxulos escolhidos pelo governo, recomendo que todos sejam vacinados com a vacina contra Influenza 2014.
A vacina é extremamente importante e já temos inúmeros casos da doença em São Paulo.


Antigamente, a recomendação: "vá para a casa e fique na cama até você melhorar".
Era um jeito de evitar que doença espalhasse. Continua atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.