Leites, Compostos Lácteos, Fórmulas Lácteas - Qual o leite ideal? - Postado por Jairo Len

Post atualizado em 12/03/2016

Devido a um número recorde de perguntas e dúvidas, reedito meu post sobre "qual o leite ideal" para cada faixa etária. Ainda que seja algo bem simples, tipo tabela, concordo que existe muita dúvida, além de uma questão burocrática, da ANVISA, que faz uma tremenda confusão nas embalagens.
Estamos falando aqui de crianças que não são amamentadas pelas mães, ok?


Entre o nascimento e 1 ano de idade - SEMPRE FÓRMULAS LÁCTEAS


Nesta fase, quando não há leite materno ou em caso de complementação, sempre se deve usar as fórmulas lácteas. São elas o NAN Supreme, Comfor ou Pró, o Aptamil ProFutura ou Premium, Similac e Enfamil Premium. Também são fórmulas o Nestogeno e o Milupa, que, segundo os próprios fabricantes, não atingem o mesmo nível de nutrientes que os primeiros.

Não é recomendável que as crianças abaixo de 1 ano de idade sejam alimentadas com leites integrais ou compostos lácteos. Nesta faixa etária, só fórmulas lácteas.

Entre 1 e 2 anos de idade - FÓRMULA OU COMPOSTOS LÁCTEOS


O ideal, a meu ver, é sempre manter a fórmula láctea. Inclusive há aquelas próprias para esta faixa etária, que é o caso do Aptamil 3 e o NAN 3 Comfor. Mas as crianças que tomam Similac 2, Aptamil ProFutura 2, NAN Supreme 2 ou Enfamil 2 podem continuar o uso destas. Portanto, fórmulas lácteas são excelentes para a alimentação no segundo ano de vida.

Quando não há boa aceitação da fórmula láctea, outra opção para o segundo ano de vida são os compostos lácteos. São eles o Milnutri (da Danone), Neslac Comfor (da Nestlé)Enfagrow (Da Mead Johnson) e o Ninho Fases 1+ (da Nestlé). Compostos lácteos são mais simples que as fórmulas lácteas, mas sem dúvida são melhores que os leites integrais. 

Após os 2 anos de idade

A partir desta idade, a criança pode tomar quaisquer leites, compostos ou fórmulas existentes no mercado. Quem está tomando o Milnutri, Enfagrow, Neslac ou Ninho Fases 1+ pode manter, idem para Aptamil 3 ou NAN 3 Comfor. Inclusive a Nestlé produz o Ninho Fases para os mais velhos: o Ninho Fases 3+ (acima dos 3 anos).
Mas também os leites integrais UHT, em pó ou integrais frescos podem ser usados. Não mais restrições ou indicações específicas.



Tipo de alimento
Faixa etária
Nomes Comerciais
Fórmulas lácteas
Do nascimento até 1 ano de idade
NAN Supreme, Comfor ou Pró, Aptamil Premim ou ProFutura, Enfamil, Similac, Milupa, Nestogeno
Fórmulas lácteas
Entre 1 e 2 anos de idade
Aptamil 3 ou
NAN Comfor 3. Podem-se manter as fórmulas número "2" 
Compostos lácteos
Opção entre 1 e 2 anos de idade
Neslac Comfor, Milnutri, Enfagrow ou
Ninho Fases 1+
Compostos lácteos
Após os 2 anos de idade, podem ser mantidos
Milnutri, Enfagrow, Neslac ou Ninho Fases 1+, Ninho Fases 3+  
Leites Integrais
Opção após os 2 anos de idade
Ninho Integral ou Instantâneo, Leites Integrais UHT ou Frescos.



Simples assim...!






Comentários

  1. Muito bom e esclarecedor! Amo seus artigos!

    ResponderExcluir
  2. O post antigo já tinha sido ótimo, esse então nem se fale!! Agora venho c a minha dúvida.. Estou fazendo o desmame do meu filho de 9 meses 10,8kg... Estou dando LA as 8:30, almoco+fruta, janta+fruta e LM 19:30!! Eu devo introduzir mais LA ao longo do dia ou posso ficar somente c um de manhã e um a noite??? Obrigada mais uma vez pela atenção !!!

    ResponderExcluir
  3. Dr Jairo meu filho está c 10 meses e começou tomar enfagrow pois não aceitava mto bem o Milnutri ! Até então tomava LM! Porém percebi q a noite ele não vem dormindo bem !! Me parece q está c desconforto abdominal pois repuxa as perninhas e chora! Pode ser o leite q está causando isso?! Eu deveria insistir no Milnutri?! Ou deveria ir p um aptamil 3 ou enfamil 2?! Obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja necessária uma avaliação pediátrica mais completa para traçar os planos alimentares do seu filho. Converse com o(a) pediatra que os assiste.

      Excluir
  4. Dr Jairo por ter uma certa intolerância a leite quando introduzi fórmula comecei com aptamil pepti (aos 4 meses).Apesar da ótima adaptação meu bebê ainda mama a cada 3hr a noite mesmo com 7 meses, então pensei em testar outra fórmula para melhorar a saciedade. Começo os testes pelo Aptamil HA ( ou é a mesma coisa?) Ou aptamil premium 2?
    Grata!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado