Adeus, Resfenol (história esquisita...) - Postado por Jairo Len

Como todos já devem estar sabendo, a ANVISA proibiu a venda do medicamento Resfenol Gotas. 
O motivo, segundo a ANVISA, é a falta de estudos que comprovem a eficácia do produto.
Não que não haja razão por parte de ANVISA... Já falei isso aqui no blog: milhares de medicamentos são vendidos sem apresentar quaisquer provas de eficácia - ainda que esta regra tosca só valha para remédios usados em crianças.
Mas posso citar dezenas de remédios infantis aprovados pela ANVISA sem quaisquer provas de eficácia - até porque realizar pesquisas nesta faixa etária seja muito complicado.

Independente disso, o que faz desta história algo curioso?

Há algumas semanas, pais me ligam dizendo que "não acham o Resfenol Gotas...está em falta...", mas na farmácia recomendaram o Multigrip Gotas, de fórmula exatamente igual. Um remédio que já existe há algum tempo, mas que de repente ressurge "do nada". Farmacêuticos indicando, local privilegiado na gôndola, a opção ao Resfenol.
Dois pesos, duas medidas - é a ANVISA.

Ou proibe-se "tudo" que contenha o princípio ativo de Resfenol Gotas, que é paracetamol + Fenilefrina + Clorfeniramina, ou não se proibe nenhum deles.
Vale para Descon, Cimegripe, Perfenol (kkkkk), Gripeol...

Enfim, é o susto-Brasil.

Espero que um dia tudo isso melhore para os nossos filhos.
Em matéria de saúde, posso garantir que está cada vez pior o "sistema", os medicamentos, a compra de vacinas, a inacreditável burocracia para se ter uma Clínica, de usar planos de saúde, hospitais, etc...


Tchau!!!


"Não quer levar este?"

Comentários